A Renova Energia é uma empresa brasileira de geração de energia elétrica renovável. Desse modo, ela atua através de matrizes eólicas, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e solar.
Além disso, ela opera três usinas hidrelétricas no sul da Bahia. Pioneira no Brasil em energia eólica, desde 2009 a empresa está focando consistentemente neste tipo de energia.
Um dos diferenciais da Renova Energia, é a qualificação para operar de modo integrado. Sendo assim, a empresa participa da prospecção, desenvolvimento, implementação e operação de seus projetos.

Vale destacar que a Renova Energia é uma empresa de energia 100% brasileira e uma das maiores empresas com foco em energia renovável da América Latina.
Se levarmos em conta o segmento de energia renovável, a Renova Energia foi a primeira empresa a ter suas ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa).
Sendo que ela está listada no setor de Utilidade Pública, no segmento Energia Elétrica e faz parte do Nível 2 de Governança Corporativa.
A Renova Energia foi fundada em 2001 por Ricardo Delneri e Renato Amaral. Em 2004 a companhia adquiriu o Projeto ESPRA (Complexo Hídrico Serra da Prata) e em 2008 a Espra entrou em operação comercial.

Já em 2010, a companhia realizou a sua abertura de capital na bolsa de valores, se tornando a primeira companhia do seu setor a fazer IPO.
No ano seguinte, houve a entrada da Light no Bloco de Controle da empresa e em 2012 a Alto Sertão I entrou em operação comercial. Em 2014 houve a entrada da Cemig no Bloco de Controle e a aquisição de 51% das ações da Brasil PCH.
Posteriormente, em 2017, ocorreu a venda do Complexo Umburanas, a venda das ações TerraForm e ainda a venda do Complexo Alto Sertão II.
No ano de 2019 a Light saiu do Bloco de Controle e a Renova Energia entrou com recuperação judicial. Sendo que a aprovação do Plano de Recuperação Judicial foi feita em 2020.
Por fim, em 2021 ocorreu a venda do Projeto Alto Sertão III – Fase B, a venda da Participação da Brasil PCH e um empréstimo DIP de R$ 350 milhões.
