Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Você precisar ser um assinante para comentar
Dados da Empresa
CNPJ
00.864.214/0001-06
Valor de Mercado
R$ 20 bi
Quantidade de Ações
2,28 bi
Segmento de Listagem
BOVESPA NÍVEL 2
Data de IPO
01/12/2000
Indicadores Chave
P/L
4.35
P/VP
1.02
DY
5.28%
Tag Along
100.00%
Free float
71.29%
Selo de Viabilidade
Saiba se o ativo é viável ou é bomba
1wytt
q0kc8
z1d7c
4i02gl
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Carregando dados
Carregando dados
O Grupo Energisa é uma empresa que atua na distribuição, comercialização, soluções energéticas, geração de energia solar e transmissão de energia gerada, classificado como o quinto maior grupo de energia do Brasil.
A companhia possui sede em Cataguases, Minas Gerais, e conta com aproximadamente 7,8 milhões de consumidores em onze estados brasileiros. Ao todo, a Energisa cobre 10% da população do país.
Além disso, a empresa é formada por 11 concessões de distribuição de energia, localizadas em todas as regiões do Brasil, além de 6 empresas de serviços, 1 empresa de geração distribuída e 4 empresas de transmissão.
As distribuidoras da empresa ficam localizadas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Sergipe, Rio de Janeiro, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Tocantins, São Paulo e Rondônia. Com isso, a área de concessão da Energisa atinge 2.034 mil km², o que equivale a 24% do território nacional.
Também fazem parte do portfólio da empresa as seguintes atividades:
A história do Grupo Energisa teve início em 1905, após José Monteiro Ribeiro Junqueira, João Duarte Ferreira e Norberto Custódio Ferreira fundarem a Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina (CFLCL), em Cataguases, Minas Gerais. Dois anos depois, em 1907, a CFLCL abriu capital na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
Em 1908, a primeira hidrelétrica do Grupo, a Usina Maurício, foi inaugurada em Leopoldina, Minas Gerais, com 800 kw de potência. Logo mais, em 1912, o Grupo expandiu a capacidade da usina para 1,2 MW.
Em 1918, a CFLCL adquiriu duas empresas, a Companhia Pombense de Eletricidade, localizada em Minas Gerais, e a Usina Coronel Domiciano, também em Minas Gerais. Em 1928, a construção da Usina Ituerê, no município de Rio Pomba, foi iniciada.
Na década de 1950, a primeira e a segunda turbina da Nova Usina Maurício entraram em operação, ambas com 5 MW. Em 1970, a terceira turbina da Energisa, com capacidade de 11,2 MW, entrou em operação.
Nos anos 90, o grupo realizou a aquisição da distribuidora do município de Miraí (MG), a Empresa Industrial Mirahy e realizou, também, a concessão do município de Sumidouro (MG). No final dos anos 90, a Cat-Leo Energia S.A, uma empresa de geração e construção de usinas hidrelétricas, foi fundada.
Em 2001, a Energisa deu início às obras da Usina Termelétrica de Juiz de Fora (UTEJF), primeira termelétrica a gás natural de Minas Gerais. No ano seguinte, e de forma simultânea, a empresa iniciou as obras de cinco novas PCHs, sendo elas: Ivan Botelho I, Túlio Cordeiro de Melo, Ivan Botelho II, Ivan Botelho III e Ormeo Junqueiro Botelho.
Já em 2008, após mudanças da estrutura da empresa, o Sistema Cataguases-Leopoldina se tornou o Grupo Energisa, formado por cinco distribuidoras localizadas nos estados de Minas Gerais, Sergipe, Paraíba e Rio de Janeiro. Além disso, o grupo adotou três empresas prestadoras de serviços: a Energisa Soluções, Energisa Serviços Aéreos de Prospecção e Energisa Comercializadora de Energia.
Em 2010, o Grupo Energisa construiu cinco parques eólicos no estado do Rio Grande do Norte, dando início às atividades de geração de energia eólica. Em 2017, o grupo deu início às atividades no segmento de transmissão de energia.
Por fim, em 2018, a empresa assumiu as operações da Energisa Rondônia e Energisa Acre, após adquirir ambas as empresas no leilão de privatização.