Fundada em 1981 em Minas Gerais por Sebastião Vicente Bomfim Filho, a companhia buscava atender uma nova demanda de mercado que crescia cada vez mais na sociedade brasileira: a busca por artigos no segmento esportivo.
Em 2000, ainda que com bastante resistência, foi inaugurada a primeira loja centauro em um shopping Center, no Shopping West Plaza, localizado na cidade de São Paulo, SP. O crescimento foi positivo, de tal forma que em 2003 a empresa já contava com outras lojas em mais de 10 cidades pelo país, e dava início ao lançamento da sua plataforma digital. No ano de 2009 é lançada a primeira loja física na região norte do Brasil, no Amazonas, marcando a presença do grupo nas cinco regiões do território nacional.
Em 2012, a companhia já possuía 233 lojas físicas, fazendo com que um novo passo fosse dado no desenvolvimento da empresa: um sócio investir foi adicionado, a GP investiment. No ano seguinte a plataforma digital foi completamente reformulada, e um novo centro de distribuição foi inaugurado em Jarinu, São Paulo, buscando atender a demanda operacional. Em 2014 a centauro foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo no Brasil.
No ano de 2015, foi realizada uma reestruturação em suas operações, focando na diminuição de despesas e aumento da produtividade. De tal forma, 3 lojas com conceito Geração 5 que buscam trazer uma nova experiência ao consumidor foram inauguradas no país em 2017. No ano seguinte, em 2018, o grupo já contava com 16 lojas G5, e 100% de suas lojas funcionavam como pequenos centros de distribuição.
2019 é marcado por sua entrada na bolsa de valores, tal ato contribuiu com crescimento do grupo que inaugurou no mesmo ano mais 18 lojas no formato Geração 5, e reformulou 9 lojas tradicionais para o novo formato. Em 2020 a companhia passa a ser a distribuidora oficial de produtos Nike no Brasil, além de varejista exclusiva da marca. Por sua vez, 2021 é iniciado uma nova fase na companhia, que passa a se chamar Grupo SBF. No mesmo ano há também a aquisição da Network Brasil, maior plataforma de conteúdo esportivo do país.