Fabricação E Comercialização de Produtos Do Setor Automotivo E Equipamentos Ferroviários.
Sobre a empresa
A princípio, a Iochpe-Maxion é uma empresa que atua na produção de rodas automotivas e componentes estruturais automotivos. Nesse contexto, ela é considerada uma líder global, com um alto nível de conhecimento técnico empregado em suas operações.
De um modo geral, a Companhia possui importantes vantagens competitivas que impulsionam seus negócios:
Liderança de mercado: principalmente na fabricação de rodas para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas
Presença global: participação em todos os continentes no mercado de rodas e especialmente na região do NAFTA no mercado de componentes estruturais
Custo de produção competitivo: produção especializada em um parque fabril moderno de modo ágil, rápido e com custos competitivos
Qualidade de produtos e processos: produtos certificados e reconhecidos no Brasil e no exterior
Modelo de Negócios
A maior produtora de rodas do mundo possui 32 plantas industriais localizadas em 14 países. Simplificadamente, as operações da Iochpe-Maxion podem ser divididas em 3 categorias:
Maxion Wheels
Maxion Structural Components
Amsted-Maxion (joint venture)
Maxion Wheels
Nessa divisão, a empresa é responsável pela produção de rodas de aço e alumínio para veículos leves e rodas de aço para veículos comerciais. Ao todo, ela opera com 23 plantas industriais em 12 países, fornecendo seus itens às principais montadoras mundiais, tais como Daimler, Ford, Volkswagen, FCA, Reanult, Nissan, Toyota, Honda, Scania e GM. Assim, essa produção está instalada nos países da seguinte forma:
Rodas de aço para veículos leves: Brasil, México, Estados Unidos, República Checa, Alemanha, Espanha, Turquia e Índia
Rodas de alumínio para veículos leves: Brasil, México, República Checa, Itália, Turquia e África do Sul
Rodas de aço para veículos comerciais: Brasil, México, Estados Unidos, Alemanha, Índia e China
Ainda, a Maxion Wheels utiliza de uma tecnologia inovadora para a fabricação das rodas automotivas, a chamada Multi Color Paint Application (MCPA). Dessa forma, ela fornece um acabamento de precisão em que até seis cores de tinta são aplicadas à roda de alumínio, contribuindo para a personalização do veículo. Por fim, os projetos dessa categoria incluem os seguintes produtos:
Maxsmart:roda inteligente com capacidade de capturar informações como pressão, carga, ângulo de cambagem e rotações por minuto
Aero Wheel: “Covers” para rodas de veículos comerciais que diminuem o arrasto aerodinâmico e o consumo de combustível
Gen30: roda comercial com redução de peso
Acorus: roda flexível que contribui para a segurança do veículo mantendo suas qualidades estéticas
Maxion Structural Components
Esse braço da empresa possui foco na produção de longarinas e chassis para veículos comerciais e conjuntos estampados para veículos leves. Atualmente, a Companhia realiza tais operações em 6 plantas industriais localizadas em 4 países, estabelecendo sua fabricação da seguinte forma:
Longarinas e chassis para veículos comerciais: Brasil, Argentinas, Uruguai e México
Conjuntos estampados para veículos leves: Brasil e na Argentina
Da mesma forma, a Iochpe atua de modo inovador e com alta tecnologia implementada nos principais produtos dessa divisão, que incluem por exemplo:
Chassis 10Ton: longarinas de alumínio, travessas em alumínio, travessas em fibra de carbono, travessa em fibra de vidro, travessa híbrida (fibra de carbono + fibra de vidro)
MSC: travessas de alumínio como complemento ao aço
MSC – Adesivos: une materiais diferentes mantendo as propriedades de aplicação
Amsted-Maxion
Esta coligada da Companhia sob a forma de joint venture é responsável pela produção de vagões, rodas e fundidos ferroviários e fundidos industriais. Aqui, seus principais clientes são as operadoras ferroviárias no Brasil.
No total, a Amsted-Maxion opera 2 plantas industriais no Brasil, uma na cidade de Cruzeiro (produção de fundidos ferroviários e industriais) e outra na cidade de Hortolândia (montagem de vagões ferroviários), ambas no estado de São Paulo.
História da empresa
A história da Iochpe-Maxion nos remete ao ano de 1918, quando ela dava início às operações num setor bem diferente do atual, no ramo madeireiro, no Estado do Rio Grande do Sul. Com o passar dos anos, sua atuação se diversificou e ficou direcionada para o setor financeiro e, posteriormente, para o setor industrial, no qual se estabeleceu até hoje.
Na década de 90, a Companhia passou a atuar de modo focado nos segmentos de autopeças e equipamentos ferroviários. Em outras palavras, ela alienou grande parte dos ativos e participações que não eram ligados a esses segmentos. Em 1998, houve um processo de reestruturação operacional e definição do portfólio de negócios a ser seguido.
No início do século XXI, quase metade do negócio de equipamentos ferroviários foi alienado para a Amsted Industries, o que originou a formação da joint venture Amsted Maxion. Após isso, a Companhia passou a conduzir seus negócios através de duas empresas, a controlada AmstedMaxion no segmento ferroviário, e a Maxion Sistemas Automotivos com duas divisões:
Rodas e Chassis
Componentes Automotivos
Em 2008, as antigas ações preferenciais da Companhia foram substituídas pelas ações ordinárias MYPK3, as quais passaram a ser negociadas no segmento do Novo Mercado da Bovespa. No mesmo ano, visando simplificar a estrutura operacional e societária, a empresa incorporou a Maxion Sistemas Automotivos, fazendo com que ela voltasse a ter caráter operacional, através da concentração de todas as suas principais operações brasileiras, exceto a controlada AmstedMaxion, em uma única pessoa jurídica.
Já em 2009, a empresa adquiriu os negócios de rodas da ArvinMeritor no Brasil, México e Estados Unidos, os quais passaram a ser denominados Divisão Fumagalli. Outra importante aquisição da empresa aconteceu em dezembro de 2010,quando ela realizou a compra dos ativos relacionados aos negócios de rodas da Nugar S.A.P.I.de C.V., empresa mexicana controlada do grupo CIE Automotive.
Seguindo os planos de expansão, a Iochpe-Maxion adquire 50% das ações da Montich S.A., uma conceituada fabricante de longarinas, chassis e estampados para veículos comerciais na Argentina, mudando sua denominação social para Maxion Montich S.A..
Finalmente, em 2012, foram concluídos os processo de aquisição do Grupo Galaz, grupo mexicano fabricante de longarinas de aço para veículos comerciais e da Hayes Lemmerz empresa norte-americana fabricante internacional de rodas automotivas, de aço para veículos leves, comerciais e fora de estrada e de alumínio para veículos leves.
Mais recentemente, em 2019, a empresa firma uma parceria com a chinesa Dongfeng, especializada em pesquisa e desenvolvimento, fabricação e vendas de autopeças, incluindo chassis, freios e sistemas de condução inteligentes, sistemas de gerenciamento térmico, tecnologias leves e sistemas de transmissão. . Dessa forma, ela possibilitou a construção de uma fábrica em Suizhou, na China, com capacidade para produção de 2 milhões de rodas de alumínio.