A Mahle Metal Leve é uma empresa brasileira que faz parte do grupo de autopeças alemão MAHLE. O Grupo é referência na fabricação de autopeças, presente em grande parte do mercado mundial.
Atualmente, o Grupo conta com centros de pesquisa e desenvolvimento em países estratégicos, como Alemanha, Brasil, EUA, Japão, Grã-Bretanha, China e Índia.

No Brasil, a Mahle Metal Leve é responsável pela fabricação e comercialização de filtros automotivos e componentes de motores à combustão. Um dos diferenciais da Companhia é o constante investimento em tecnologia, com o intuito de gerar mais qualidade e garantir o desenvolvimento dos processos de produção.
Os produtos da empresa são desenvolvidos de forma customizada, em grande parte, com o auxílio de clientes da Companhia. O portfólio da Mahle Metal Leve engloba variados produtos e soluções relacionados a montadoras de automóveis e peças para reposição.
Ao todo, o Grupo MAHLE – que detém a empresa Mahle Metal Leve – está presente em mais de 160 locais e possui 16 centros de pesquisa e desenvolvimento, além de 170 plantas industriais. Os centros contam com, aproximadamente, 79 mil colaboradores e um grupo com mais de 5.000 engenheiros.

A Mahle Metal Leve possui 4 unidades industrias em terras brasileiras e 1 na Argentina. Os principais produtos que a empresa oferece são:
Anéis;
Ar condicionado;
Filtros;
Pistão;
Radiadores;
Trem de válvulas;
Bielas;
Bronzinas;
Condensadores.

A história do Grupo MAHLE teve início em 1920, após os irmãos Hermann e Ernst Mahle fundarem, na Alemanha, a empresa especializada na produção de pistões de liga leve.
Com o passar dos anos, a empresa se fortaleceu e se expandiu, construindo centros de fabricação nos Estados Unidos, Europa, México, Brasil, China, Índia, Japão e Argentina.

Sendo assim, Mahle Metal deu início nas atividades produção no Brasil, em 1951, quando Ernst Mahle se mudou para o país e se tornou sócio fundador da empresa. Com o auxílio de Ernst Mahle, a Mahle Metal construiu estratégias para que as operações da empresa fossem iniciadas.
De forma geral, os anos setenta e oitenta representaram um período de crescimento internacional para a empresa, onde a MAHLE passou pelo processo de globalização e especialização na indústria automotiva. Ambos os fatores deram à Companhia a chave para alcançar o sucesso no setor de atuação.
Em 1978, O grupo MAHLE passou a controlar a parte acionária da Cima Componentes Automotivos S.A. No mesmo período, a empresa deu início ao processo de construção da fábrica de produção, localizada em Mogi Guaçu, no estado de São Paulo. Com o fim da construção, a fábrica deu início às operações em 1981.

Já em 1989, a empresa decidiu alterar a razão social da Companhia e passou a se chamar MAHLE Indústria e Comércio Ltda. Além disso, o início dos anos 90 veio carregado de desafios, onde os processos de produção automotiva exigiam qualidade e variação de produtos. Isso porque, a concorrência internacional era um dos principais fatores, tornando as peças mais caras e exigindo do mercado processos cada vez mais ágeis.
Inclusive, o atual nome da empresa – MAHLE Metal Leve – só se concretizou, em 1998, após a Metal Leve S.A transferir o controle acionário para a MAHLE GmbH. No mesmo período, a já formada MAHLE Metal Leve, realizou uma “joint venture” junto com a Miba da Áustria.