O Banco Itaú Unibanco S.A., ou simplesmente Itaú, é o maior banco privado do Brasil. Com sede em São Paulo, a empresa possui mais de 5 mil agências ao redor do mundo. Além disso, concentra um total de 48 mil caixas eletrônicos em todo país e no exterior, atuando em um total de 20 países.

Ao todo, são 96 mil colaboradores, que trabalham na empresa considerada como uma das 100 melhores Companhias para se trabalhar. O Banco Itaú conta com 55 milhões de clientes; 2,1 bilhões de investidores e 12 milhões de correntistas, o que faz da empresa uma das mais reconhecidas no setor, tanto no Brasil como na América Latina, além de um dos maiores bancos no mundo.
A história do banco Itaú começou em 1943 quando Alfredo Egydio de Souza Aranha fundou o Banco Central de Crédito S.A. Apesar de ter sido fundado em 1943, a autorização para realizar operações bancárias só veio um ano depois, em 1944.
O nome Itaú Unibanco – como conhecemos hoje – só seria incorporado à empresa mais de 20 anos depois da fundação, por meio da aquisição do banco mineiro de mesmo nome.

Assim, já com a autorização para realizar operações bancárias, a primeira agência do banco foi aberta em 1945, em São Paulo. No mesmo ano, a construção de mais duas agências foi concluída e, no final da década, o banco já contava com 11 agências, sendo 3 em São Paulo e 8 no interior paulista.
Naquela época, o Brasil passava por intensos processos econômicos relacionados ao ciclo do café. Em 1951, em Santos, o banco inaugurou a primeira agência do município, facilitando o trabalho das companhias de café. Em 1952, o então Banco Central de Crédito S.A. mudou o nome para Banco Federal de crédito, abrindo novas possibilidades de serviço.
