Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Você precisar ser um assinante para comentar
Dados da Empresa
CNPJ
00.001.180/0001-26
Valor de Mercado
R$ 105 bi
Quantidade de Ações
2,58 bi
Segmento de Listagem
BOVESPA NÍVEL 1
Data de IPO
07/09/1971
Indicadores Chave
P/L
9.25
P/VP
0.79
DY
5.20%
Tag Along
80.00%
Free float
97.35%
Selo de Viabilidade
Saiba se o ativo é viável ou é bomba
gswqni
w9o0w
bfor4
fnpri
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Carregando dados
Carregando dados
Sem índice
A Centrais Elétricas Brasileiras S.A, ou simplesmente Eletrobras, é uma holding nacional de capital aberto, especializada no segmento de energia elétrica. Por ser uma Companhia de capital aberto, o Governo Federal Brasileiro detém de todo o domínio acionário da empresa.
Atualmente, a companhia detém de 1/3 de toda a produção de energia do Brasil, onde atua por meio subsidiárias que trabalham na produção, transmissão e comercialização de energia elétrica.
Além de atuação nacional, a Eletrobras também possui negócios no exterior. No Brasil, a empresa possui metade do capital da Usina Binacional de Itaipu. Como parte do processo de internacionalização, a Companhia almeja fazer parte das atividades operacionais de todos os países da América Latina, onde já vem atuando em alguns países latinos.
Por ter o domínio acionário controlado pelo Governo, a Eletrobras é responsável por gerenciar alguns programas governamentais, como o Luz para todos, Proinfa e Procel. Em síntese, os programas visam o crescimento do segmento elétrico e a distribuição de energia de forma igualitária.
Das linhas de fornecimento elétrico do país, 89% está sobre domínio da Eletrobras. Além disso, como forma de criar meios sustentáveis para produção e transmissão de energia, cerca de 96% da capacidade instalada da empresa é focada na baixa emissão de gases que afetam o efeito estufa.
A história da Eletrobras teve início em 1961, após o então presidente do Brasil, Jânio Quadros, assinar uma lei (Lei 3.890 – A) que autorizava a construção da empresa. Porém, a ideia inicial de criação da Eletroras surgiu, em 1954, quando Getúlio Vargas ainda era o presidente do país.
Após Jânio Quadros assinar a lei que autorizava a construção da empresa, a Eletrobras foi instalada de forma oficial no dia 11 de junho de 1962. Após a instalação da Eletrobras, a Companhia ficou responsável por cumprir uma série de determinações, que faziam parte dos processos operacionais da empresa.
Dentre as atribuição da Eletrobras, ficou determinado que a empresa deveria promover estudos, bem como projetos de construção e operação das usinas geradoras de energia elétrica. Além disso, era de responsabilidade da Companhia cuidar das linhas de transmissão e subestações de energia elétrica do país.
Com a Eletrobras em operação, a distribuição de energia elétrica no Brasil se expandiu e os processos de oferta e desenvolvimento da demanda energética no país também aumentaram. Durante a década de 1990, a empresa passou por série de mudanças no perfil empresarial, após perder algumas funções de estatal.
Além disso, a Companhia passou a atuar de forma ampla na distribuição de energia elétrica, com o auxílio de empresas do Piauí, Alagoas, Rondônia, Amazonas, Roraima e Acre. Atualmente, além da B3, a Eletrobras também está listada nas bolsas de Madri e Nova York.