Criada em 2022 a partir da Cesp Energia pela Votorantim e a CPP Investments, a Auren é uma companhia do setor energético, atualmente considerada uma das principais empresas focadas na produção de energia renovável no país.
A Auren tem como objetivo trabalhar com energias limpas, renováveis e divsersificadas, com pontos produtivos instalados por várias regiões diferentes do Brasil.
Combinando energia de fontes hídricas, eólica, solar, e também soluções híbridas, a Auren atende atualmente mais de 500 clientes, produzindo e comercializando energia 100% renovável, contando com a capacidade instalada de 3,3GW.
Fundada no ano de 2022, a Auren energia surgiu após a aquisição da CESP, Companhia Energética de São Paulo, que no ano de 2018 passou a ser uma empresa de controle privado, com a união de ativos da Votorantim Energia e da CPP (Canadá Pension Plan Investments).
O processo originário da Auren iniciou-se lá em 2018, após a venda da CESP, que deixou de ser uma companhia de energia estatal e passou ao setor privado, sendo arrematada pelo consórcio São Paulo Enegia, pertencente à Votorantim Energia e ao Fundo de Pensão Canadense CPP Investments.
No ano de 2021 foram anunciados as propostas para criação da nova companhia, que em março de 2022 passa a ser conhecida como Auren Energia. No mesmo ano a companhia também ingressa na bolsa e valores, sendo 37,74% de suas ações pertencentes ao grupo Votorantim Energia e 32,06 à CPP Investments.