Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
02.351.144/0001-18
Valor de Mercado
R$ 2,3 bi
Quantidade de Ações
66 mi
Segmento de Listagem
NOVO MERCADO
Data de IPO
03/07/2007
Indicadores Chave
P/L
8.35
P/VP
2.36
DY
7.64%
Tag Along
100.00%
Free float
48.48%
Selo de Viabilidade
Saiba se o ativo é viável ou é bomba
A ação está indefinida em relação ao preço justo pela fórmula de Graham.
R$ 36,19
Desbloqueie a Análise Completa
Veja onde a ação está no termômetro e acesse os preços calculados pela fórmula de Graham.
Assinar PremiumCarregando dados
Carregando dados
Desbloqueie a Análise Completa
Veja onde a ação está no termômetro e acesse os preços calculados pela fórmula de Bazin.
Assinar PremiumA Tegma é uma das principais empresas brasileiras a atuar no segmento automotivo e logístico. Dessa maneira, ela tem como atividade principal as operações logísticas em território nacional.
Sendo que os serviços da Tegma atendem aos segmentos de: alimentos e bebidas, automotivos, cosméticos, eletroeletrônicos, farmacêuticos, químicos e petroquímicos e projetos especiais. Dessa maneira, os serviços da empresa são:
1- Logística automotiva: Esse serviço tem início com a coleta de veículos 0km nas montadoras, portos ou transformadoras.
Eles são transportados por caminhões “cegonhas” próprias ou terceirizadas até os centros consolidadores.
Nesses centros é feita a roteirização das viagens e expedição para as concessionárias em todo o Brasil.
2- Gestão de pátios e armazenagem de veículos: A gestão de pátios é a administração de veículos que acabaram de ser produzidos ou importados.
São usadas áreas próximas às fábricas ou portos que chegam a comportar oito mil veículos.
Além disso, o gerenciamento de estoques e centros de distribuição de veículos é feito com o apoio de sistemas que permitem o acompanhamento do cliente em tempo real.
3- PDI (Pre-Delivery-Inpsection): Esse serviço consiste na instalação de acessórios como rádios, película de vidro, adesivagem e afins.
Também é feita a inspeção de entrega de veículos 0km de acordo com o modelo e as informações recebidas dos clientes, serviços de estocagem e entrega final.
4- Armazenagem: Envolve o planejamento de entrada, manuseio e separação, picking ou separação e preparação de pedidos e expedição.
Algumas outras atividades englobam logística, reserva, inspeção de mercadorias, rastreamento em tempo real, gerenciamento de peças e instalação de equipamentos.
5- Logística Industrial: A Tegma atua em toda a gestão de logística, desde o recebimento do produto até o abastecimento das linhas de produção.
A companhia oferece serviços como: armazenagem, transporte, operação portuária, movimentação de granéis sólidos e líquidos e produtos acabados e operação inbound de matérias-primas.
A Tegma deu início às suas operações em 1969, com o nome de Transportadora Sinimbu. Os seus fundadores foram Fernando Schettino e Francisco Creso. Inicialmente, a empresa atuava com o transporte de carnes.
Já em 1971, a empresa passou a fazer o transporte dos veículos da General Motors da fábrica de São Caetano do Sul para o Rio de Janeiro e Niterói. Em pouco tempo, o transporte de veículos se tornou o principal negócio da empresa.
Em 1998 por meio da unificação das operações logísticas da Sinimbu com a Schlatter e Transfer, empresas brasileiras de transporte, e a entrada da Axis do Brasil, com acionistas do Grupo Coimex e Allied Holdings (maior operador logístico de transporte outbound dos EUA), a Tegma passou a operar com o nome de Axis Sinimbu Logística Automotiva S.A.
Em 2001 a empresa adquiriu a Translor Veículos Ltda. uma companhia pioneira no transporte de veículos 0km no país.
Em 2002 houve a aquisição da participação da Allied Holdings pelo Grupo Coimex e pelo Grupo Itavema-Sinimbu. Com isso, a empresa passou a se chamar Tegma Gestão Logística Ltda.
Em 2004 a Tegma comprou 49% das ações da Catlog, o provedor logístico único da Nissan e da Renault no Brasil.
Posteriormente, em 2007 foi feita a abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo e a aquisição das empresas: Tegma Cargas Especiais Ltda, P.DI. Ltda e Tegma Logística Integrada S.A (antiga CLI).
Além disso, foi criada a Tegma Venezuela S.A. Nos anos seguintes, a Tegma cresceu a sua atuação ao adquirir outras empresas, como por exemplo, a CTV em 2008.
Em 2011 a Tegma adquiriu o controle da Direct Express Logística Integrada S.A, uma empresa responsável por entregas B3B e B2C com forte presença no mercado e-commerce.
No ano seguinte, a Tegma adquiriu o negócio operado pela LTD Transportes Ltda, através da compra de 100% da Trans Commerce Transportes de Cargas Ltda, que conta com forte atuação no mercado de logística fracionada, sobretudo, na distribuição de mercadorias com peso acima de 30 kg.
Já em 2014 a Tegma optou por vender a Direct Express para a sociedade controlada pela B2W. Em 2017 a administração da companhia aprovou a alienação da participação de 25% na controladora em conjunto com a Tegma Venezuela S.A.
Por fim, em 2018 foi criado a GDL Gestão de Desenvolvimento em Logística Participações S.A, uma joint venture que engloba as atividades de armazenagem e movimentação de mercadorias em geral desenvolvidas em Cariacica-ES pela Tegma Logística Integrada e pela Companhia de Transportes e Armazéns Gerais (SILOTEC).