Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Você precisar ser um assinante para comentar
Dados da Empresa
CNPJ
52.548.435/0001-79
Valor de Mercado
R$ 1,5 bi
Quantidade de Ações
286,43 mi
Segmento de Listagem
NOVO MERCADO
Data de IPO
22/04/2010
Indicadores Chave
P/L
7.32
P/VP
0.81
DY
16.02%
Tag Along
100.00%
Free float
22.07%
Selo de Viabilidade
Saiba se o ativo é viável ou é bomba
arohm
06aylo
bb8y6
a696p
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Carregando dados
Carregando dados
A JSL é uma empresa do segmento de logística ferroviária, sendo uma das maiores do Brasil. Os produtos oferecidos pela companhia integram um amplo portfólio de serviços, que incluem modalidades focadas no setor ferroviário.
Uma das mudanças significativas da empresa, ao longo dos anos, foi a adesão do modelo de negócios asset light. Além disso, a JSL vem buscando formas de se alinhar ao movimento de formalização e consolidação do setor de logística, com inovação e investimento.
Como parte dos processos de mudança, a empresa opera com foco na origem operacional, onde o propósito em ser holding está em segundo plano. Isso faz com o que a JSL crie novos ciclos, principalmente relacionados ao crescimento orgânico e inorgânico da empresa.
O portfólio de produtos da JSL é o maior e mais integrado do setor de logística ferroviária. Assim, fazem parte dos serviços prestados pela empresa as seguintes modalidades:
A história da JSL teve início, em 1956, quando o imigrante português Julio Simões fundou a Transportadora Julio Simões Ltda. A primeira atividade da transportadora foi transportar produtos hortifrutigranjeiros para o Rio de Janeiro e São Paulo, saindo de Mogi das Cruzes. Ou seja, tudo começou com um caminhão e muito trabalho.
O trabalho cresceu e, naquele mesmo ano, a transportadora começou a prestar serviços para a indústria de papel e celulose. O crescimento da prestação de serviços, relacionados ao transporte, foi notável e, já na década de 1970, a empresa contava com uma frota de 42 caminhões. O crescimento foi impulsionado pela aquisição da Transcofer que, na época, era três vezes maior que a JSL.
O filho de Simões, Fernando Antônio Simões, começou a trabalhar com o pai ainda muito jovem, aos 14 anos de idade. Na época, o jovem adquiriu experiência em diversas áreas dentro da empresa e, em 1986, tornou-se diretor operacional da JSL. Mais tarde, em 1988, Fernando se tornou gerente da área comercial da companhia.
Com a chegada da década de 80, a empresa passou por mudanças e deu início ao processo de diversificação. Com isso, passou a atuar em locação de veículos leves e fretamento para transporte de colaboradores. O período foi bastante favorável para a empresa, já que o setor industrial passava por mudanças significativas.
No início da década de 1990, Julio e Fernando já trabalham juntos na gestão da companhia. O trabalho conjunto foi imprescindível para que o plano de diversificação dos negócios fosse levado à diante. Com o trabalho de pai e filho, a empresa conseguiu se diferenciar dos concorrentes, além de agregar maior valor aos serviços prestados.
Já com o início dos anos 2000, a empresa expandiu a atuação no mercado e incorporou serviços como operações florestais e movimentação dentre de unidades industriais de seus clientes. Foi exatamente a expansão e crescimento acelerado que fez a JSL se tornar líder no segmento em que atua, atingindo, em 2001, a liderança do ranking em seu segmento de atuação.
Em 2006, Julio Simões, junto de sua esposa, criou o Instituto Julio Simões. O principal objetivo da criação do instituto foi integrar todas as ações sociais que a empresa já havia realizado, principalmente nas comunidades onde a JSL atua.
Com o crescimento e vontade de ampliar ainda mais o portfólio de serviços, a empresa realizou abertura de capital, em 2010, no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3, a bolsa de valores do Brasil. No ano seguinte, a empresa adquiriu a Rodoviário Schio e ampliou sua plataforma de serviços logísticos.
Por fim, em 2020, as atividades de holding da JSL passaram a ser exercidas pela SIMPAR. No mesmo ano, 75% das ações de emissão da Fadel foram adquiridas e, além disso, a empresa adquiriu 100% da Transmoreno.