Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Você precisar ser um assinante para comentar
Dados da Empresa
CNPJ
92.791.243/0001-03
Valor de Mercado
R$ 1,8 bi
Quantidade de Ações
239,82 mi
Segmento de Listagem
NOVO MERCADO
Data de IPO
10/06/1981
Indicadores Chave
P/L
5.83
P/VP
1.42
DY
9.60%
Tag Along
100.00%
Free float
44.27%
Selo de Viabilidade
Saiba se o ativo é viável ou é bomba
fgt5s8
tft01c
p354ra
4ln9l
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Carregando dados
Carregando dados
A Irani Celulose é uma empresa brasileira do ramo de embalagens, com a produção de papel para embalagens e embalagens de papelão ondulado. A empresa tem sua origem em 1941, quando foi inaugurada na cidade de Porto Alegre, sede da companhia.
Atualmente está entre as quatro maiores empresas do segmento no Brasil, sendo também referência em sustentabilidade. Nesse sentido, os produtos fabricados são provenientes de uma base florestal 100% renovável e 100% recicláveis.
A Irani Celulose está presente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e suas unidades trabalham seu modelo de negócio embasado em quatro pilares: florestal, papel, embalagem e resina.
As caixas e chapas fabricadas são em papéis kraft, branco e reciclado de várias gramaturas e com ótimo desempenho. As chapas de papelão ondulado em ondas simples, além de duplas, possuem um rigoroso controle de qualidade e suporte técnico.
Além disso, os projetos customizados são exclusivos para cada produto, o que tem como objetivo garantir um melhor desempenho produtivo e também promover a otimização da cadeia de logística.
A Irani foi fundada em 1941, na cidade de Porto Alegre e ainda durante os primeiros anos de vida, a missão da empresa foi se expandir e tentar alguma consolidação no mercado. Após algum tempo, no início dos anos 1970, a empresa passou a ser de capital aberto, sendo listada na B3 logo em 1977.
Um marco importante para a empresa, os anos 1990, vieram e trouxeram consigo um processo de reestruturação societária e aquisições. Em 1997, entretanto, a Irani Celulose entra para o mercado de produção de papelão ondulado.
Os anos 2000 começam com investimentos importantes feitos pela empresa nos segmentos de papel para embalagens e embalagem de papelão ondulado e em 2005, acontece a inauguração da usina de cogeração de energia, na fábrica de papel para embalagens de Vargem Bonita (SC). Este projeto, entretanto, tornou a Irani na primeira empresa do setor de papel e embalagem do Brasil a gerar créditos de carbono nos termos do Protocolo de Kyoto.
Em 2007 houve um grande projeto que investiu pesado em infraestrutura e em maneiras de consolidação da empresa no mercado. Em 2011 surgia a Iraflor Comércio de Madeira Ltda, subsidiária que realizava operações de administração e comercialização de madeira para a companhia e para o mercado.
Dando continuidade ao seu processo de expansão, a Irani Celulose passou a atuar em Minas Gerais, após a aquisição de uma fábrica de papel na cidade de Santa Luzia. Em 2014, entretanto, houve o processo de consolidação da operação nesta fábrica, que operou em total sincronia com as outras operações da empresa.
Os anos seguintes foram marcados por investimentos feitos para garantir a manutenção e melhoria do maquinário, além de inserções direcionadas ao reflorestamento e melhorias das estruturas físicas da empresa.
Recentemente, em 2020 a companhia alterou a sua razão social, passando a ser conhecida como Irani Papel e Embalagem S.A., como forma de refletir melhor as atividades desempenhadas pela empresa, assim como auxiliar o processo de entrada da empresa no segmento do Novo Mercado da B3.