PBG S/A
PBG S/A
PTBL3
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
83.475.913/0001-91
Valor de Mercado
R$ 654 mi
Quantidade de Ações
140,98 mi
Segmento de Listagem
NOVO MERCADO
Data de IPO
11/11/1991
Indicadores Chave
P/L
-5.74
P/VP
2.07
DY
2.82%
Tag Along
100.00%
Free float
31.78%
Selo de Viabilidade
Saiba se o ativo é viável ou é bomba
Desbloqueie a Análise Completa
Veja onde a ação está no termômetro e acesse os preços calculados pela fórmula de Graham.
Assinar PremiumCarregando dados
Carregando dados
Desbloqueie a Análise Completa
Veja onde a ação está no termômetro e acesse os preços calculados pela fórmula de Bazin.
Assinar PremiumA Portobello é atualmente a maior companhia de revestimentos em todo o Brasil. Desse modo, a empresa trabalha com os mais diversos materiais de revestimentos, tais como: cerâmica, pedra, porcelanato e madeira.
Sendo que através da Officina Portobello, a companhia oferece produtos como bancadas, apoios, bandejas e acessórios em madeira, vidro e metal.
Em relação aos seus números, a Portobello produz cerca de 30 milhões de metros quadrados anualmente. Ela apresenta uma receita bruta de R$ 1.4 bilhões e conta com mais de 3.434 colaboradores.
A empresa vende seus produtos não apenas no Brasil, mas também atende países dos cinco continentes através de revendas multimarcas da Portobello Shop e do canal de vendas para as construtoras.
Um pilar muito importante para a empresa é a sustentabilidade. Dessa maneira, todos os produtos da Portobello são desenvolvidos de maneira sustentável, respeitando os recursos naturais e a biodiversidade. Em seu processo produtivo sustentável, quatro etapas se destacam:
Jazidas: A empresa cuida da regeneração ambiental das jazidas e segue critérios pré-estabelecidos para gestão de impactos sociais e de licenças das jazidas.
Água: A Portobello tem as suas próprias fontes de captação e reutiliza 100% da água usada em seu processo produtivo.
Energia: O calor do próprio processo de produção das cerâmicas da Portobello é usado como fonte de energia. Além disso, a empresa investe sempre em fontes de energias limpas e em tecnologias para o uso racional dos recursos naturais.
Resíduos: A Portobello ressignifica ou recicla 99,9% dos resíduos gerados. A empresa também incentiva a ressignificação dos resíduos de terceiros.
A história de uma das maiores empresas do Brasil e da América Latina teve início em 1979, ano em que começou as atividades de cerâmica da Portobello. Poucos anos depois de ser fundada, a empresa já começou a realizar as suas primeiras exportações, em 1981.
Sempre em busca de inovações, a Portobello lançou em 1984 a linha Carga Pesada, a primeira linha de pisos para alto tráfego. Três anos depois, em 1987 houve a ampliação do Parque Fabril, atingindo 1 milhão de m² por mês.
Em 1991 a empresa inovou novamente ao lançar revestimentos para fachadas. Já em 1992 teve início o outsourcing para trazer para o Brasil uma nova tipologia de cerâmica, o porcelanato importado da Itália.
Como a sustentabilidade sempre foi importante para a empresa, em 1993 houve a construção de uma nova Estação de Tratamento de Efluente Industrial.
Com isso, tornou-se possível separar as partículas sólidas para que elas fossem recicladas e pudessem voltar para a cadeia produtiva como matéria-prima.
Posteriormente, em 1995 foi implantado o primeiro forno a receber a tecnologia de recuperação de calor. Com essa tecnologia, a empresa passou a poupar energia e reduzir o impacto ambiental da produção.
Em 1998 ocorreu o lançamento da Rede de Franquias Portobello Shop. Já em 2000 a empresa fez a implementação do uso de gás natural nas fábricas, uma fonte de energia limpa para os fornos e secadores.
No ano 2001 a empresa inovou em seus produtos ao começar a produção de porcelanato e em 2005 a exportação atingiu 60% das vendas. Em 2008 veio a abertura de capital com adesão ao Novo Mercado e a expansão do Parque Fabril e consolidação da Rede de Lojas Portobello Shop com 100 lojas.
Em 2010 a empresa lançou o porcelanato com espessura reduzida e em 2011 teve início a produção com tecnologia de impressão digital. Já em 2012 a Portobello se tornou a maior empresa de revestimentos cerâmicos da América Latina.
Em 2013 veio o lançamento Grandes Formatos e em 2015 ocorreu a abertura da Pointer, a fábrica mais sustentável da América Latina. Em 2016 teve início o projeto Officina Portobello e o primeiro Projeto Loja Padrão com certificação Green Building Leed.
Posteriormente, em 2018 houve o lançamento da Portobello America, nos EUA, e a adesão ao Movimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU. Por fim, em 2020 houve a Implementação do Coletivo Solidário na rede Portobello Shop, com diversas ações sociais.