A Movida é uma empresa voltada para o segmento de locação de veículos. Embora essa categoria (Rent a Car – RAC) seja a principal, a empresa também atua com a Gestão e Terceirização de frotas (GTF) e na venda dos veículos seminovos.
De modo geral, a empresa é considerada uma das maiores companhias de locação de veículos do Brasil, em tamanho de frota e receita, dentre outras do mesmo setor.
Sendo assim, a Movida apresenta importantes características que colocam a empresa em uma posição de destaque no mercado de locação de veículos, como:
Modelo de negócios moderno e inovador;
Presença nacional;
Marca forte e amplamente reconhecida;
Portfólio de serviços diversificado;
Linhas de Negócios
História da empresa
A história da Movida tem início no ano de 2006, quando é fundada na cidade de São Paulo. Após mais de 6 anos de desenvolvimento e expansão dos negócios, a empresa alcança uma importante marca de 2.400 carros disponíveis em 29 pontos de atendimento.
Com todo sucesso e potencial de crescimento, a empresa foi adquirida pelo grupo JSL, em 2013. Para se ter uma ideia, o grupo é considerado a maior empresa de logística inbound do setor de automotivos, apresentando grande expertise na compra e venda com as principais montadoras de veículos.
Com intenção de aumentar a frota de carros alguns anos antes de realizar o IPO, o grupo realizou grandes investimentos na Movida. Sendo assim, a empresa já contava, em 2014, com um total de 36.875 carros em 82 pontos de atendimento.
Na época, a companhia trazia a inovação ao mercado de locação, oferecendo modelos novos, coloridos, com aplicativos, ar condicionado, entre outros acessórios.
Como resultado, a Movida se tornou, em 2015, o 2º maior player do segmento. Além disso, a empresa passou a incluir em seu portfólio a categoria Premium de carros e chegou ao final do ano com números impressionantes: 52.723 carros e 179 lojas de alcance nacional.
Ainda em 2015, a companhia lançou o app Movida e a ferramenta Movida Express, oferecendo retirada e devolução na área VIP do estacionamento do Aeroporto de Congonhas-SP. Em 2016, após a realização de parcerias, a Movida expandiu a rede de lojas, chegando a ultrapassar, na época, as 240 lojas.
Já em 2017, ocorreu o emblemático e fundamental IPO da Movida, o qual movimentou mais de R$ 645 milhões, permitindo que as ações da empresa fossem negociadas no segmento de listagem Novo Mercado sob o código de negociação MOVI3.
Em 2018, a empresa criou a i-move, transformando a Movida na única plataforma multimodal de mobilidade no Brasil com oferta de bicicletas elétricas e trikkes. Além disso, alcançou a marca de 92.875 carros, implementando também uma nova identidade visual aos Seminovos Movida.
Recentemente, em 2020, a Movida recebeu o certificado de “Empresa B” e se tornou a segunda companhia de capital aberto do Brasil a conseguir esse importante título. Como resultado, a empresa passou a fazer parte de uma rede global de companhias e organizações atentas em atrelar o crescimento econômico ao bem-estar social e ambiental, retornando valor ao acionista.