Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Comentários
Você precisar ser um assinante para comentar
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Você precisar ser um assinante para comentar
Dados da Empresa
CNPJ
02.635.522/0001-95
Valor de Mercado
R$ 1,2 bi
Quantidade de Ações
303,54 mi
Segmento de Listagem
NOVO MERCADO
Data de IPO
08/02/2021
Indicadores Chave
P/L
-35.80
P/VP
0.62
DY
1.66%
Tag Along
100.00%
Free float
31.70%
Selo de Viabilidade
Saiba se o ativo é viável ou é bomba
Não é viável para o método de Graham
fcxqrr
mmvyh5
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Carregando dados
Carregando dados
A Jalles Machado é uma empresa que atua em várias áreas, mas a sua atividade principal é a produção de açúcar.
Inclusive, o açúcar do tipo orgânico produzido pela Jalles Machado é exportado para mais de 20 países.
Esse é um dos motivos pelos quais a Jalles Machado é tida como uma das maiores produtoras e exportadoras de açúcar do mundo.
Atualmente, as unidades industriais da empresa geram mais de 3.800 empregos diretos.
Sendo que a operacionalização da companhia é 100% mecanizada, o que ajuda na diminuição dos custos com a lavoura.
Enfim, os produtos da Jalles Machado são:
Açúcar: O açúcar produzido pela Jalles Machado é comercializado com a marca Itajá. Além do açúcar branco, a empresa também se dedica à produção de açúcar orgânico, produto com alto valor agregado que é destinado, sobretudo, ao mercado externo.
Além disso, a Jalles Machado produz o açúcar VHP (Very Hight Polarization), que é exportado para países como EUA, Rússia, Canadá, Nigéria, Emirados Árabes, Índia, Indonésia e Bangladesh.
Etanol: A empresa produz etanol anidro, para ser misturado com a gasolina, e etanol hidratado para uso direto em motores.
Além disso, a Jalles Machado produz o etanol orgânico que é usado nas indústrias farmacêutica, cosméticos, de bebidas, alcoolquímica e alimentícia.
Cogeração: Por meio do bagaço de cana, a Jalles Machado gera a sua própria energia. Sendo que ela tem capacidade para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes.
Por meio da substituição da energia fóssil pela energia limpa, a empresa também comercializa créditos de carbono.
Saneantes: A Jalles Machado também realiza a produção de produtos de beleza. Sendo assim, a companhia produz produtos como álcool líquido, álcool em gel e desinfetantes hospitalares.
Levedura: Por fim, a Jalles Machado também produz a levedura seca. A empresa faz isso ao reutilizar a matéria-prima excedente da fermentação alcoólica.
A companhia tem uma capacidade instalada para a produção de 22 toneladas por dia.
A Jalles Machado foi criada em 1980 por Otávio Lage, em Goianésia, Goiás. Em resumo, na época o prefeito era Jalles Fontoura, que estava em busca de uma forma de gerar empregos para a cidade.
A pecuária era forte na cidade, mas não o suficiente para empregar todas as pessoas.
Sendo assim, Otávio Lage começou a articular a criação de uma destilaria de álcool na região.
Sendo que, na época, com o intuito de enfrentar a Crise do Petróleo, o governo federal, através do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), investiu na produção e incentivou o consumo do combustível de cana.
Dessa forma, os fazendeiros de Goianésia passaram a produzir a cana e fornecer a matéria-prima para a indústria.
Portanto, por meio da liderança de Otávio Lage e a participação dos fazendeiros, foi criada no dia 16 de julho de 1980, a Cooperativa dos Produtores de Cana de Goianésia Ltda (Cooperálcool).
Em resumo, a instituição era responsável pelo: preparo do solo, plantio, tratos culturais, transporte e venda para a destilaria e o repasse dos lucros para os produtores.
No começo, a cooperativa firmou parceria com a Brasálcool, mas depois notaram que a melhor opção era que a indústria também fosse propriedade dos fazendeiros da região.
No fim das contas, Otávio Lage articulou a implantação da destilaria e no dia 14 de novembro de 1980, foi instituída a Destilaria Goianésia Álcool S.A.
No dia 4 de maio de 1983, teve início a primeira safra, com duração de 121 dias. Nesse período, foram fabricados 13 milhões e 796 mil litros de álcool, através de 192.379 toneladas de cana produzidas pela Cooperálcool.
Um detalhe importante é que, na época, a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente não eram prioridades para as empresas.
Mas Otávio Lage tinha essas preocupações. Tanto é que, em 1983, ele fundou o Departamento de Assistência Social, que tinha como foco o atendimento dos funcionários e familiares da destilaria e da cooperativa.
No ano seguinte, foi elaborado o primeiro Plano de Assistência Social (PAS), feito de forma anual pela empresa aplicando uma porcentagem do faturamento bruto em ações sociais.
Em 1985 foi fundada a Associação Coopergasa, um clube recreativo para os colaboradores e familiares da Cooperálcool e Goianésia Álcool.
Atualmente, a Coopergasa se chama Associação Esportiva Jalles Machado, que oferece aulas de natação, escolinha de futebol, quadras poliesportivas e campos de futebol.
No fim da década de 1980, a mecanização da colheita de cana já era uma realidade. No entanto, cada máquina iria substituir 100 cortadores de cana.
Preocupados com a geração de empregos para as pessoas, os líderes da cooperativa incentivaram o plantio de seringueiras na região.
Isso porque a extração de látex é feita de forma manual, logo, iria absorver os trabalhadores da cana.
Atualmente, a região de Goianésia é uma das maiores produtoras de borracha natural do Brasil.
Por volta de 1990, a Cooperálcool vendeu o canavial para a Goianésia Álcool S.A. Com isso, a indústria passou a ser responsável tanto pela parte industrial, quanto pela parte agrícola.
Em 1993, a agroindústria passou a produzir açúcar cristal. Além disso, a Goianésia Álcool S.A passou a se chamar Jalles Machado S.A. Açúcar e Álcool.
Posteriormente, em 1997, a empresa começou a exportar açúcar para alguns países. Ainda em 1997, a empresa implantou uma central elétrica e foi pioneira em Goiás na cogeração de energia através do uso do bagaço de cana.
Além disso, a Jalles Machado S.A Açúcar e Álcool passou a se chamar apenas Jalles Machado S.A.
Já em 2001, a Jalles Machado se tornou a primeira empresa do setor sucroenergético a realizar a venda de Créditos de Carbono.
Nesse mesmo ano, a empresa também implantou uma fábrica de saneantes e começou a produção de vários tipos de produtos para limpeza doméstica e profissional.
No ano de 2003, teve início a produção de açúcar orgânico, que hoje é exportado para os EUA, Europa, Canadá, Japão, Ásia, Comunidade Judaica e Muçulmana.
Por fim, depois de mais de 40 anos de história, em 202a, a Jalles Machado fez a sua abertura de capital na bolsa de valores.
Com a abertura de capital, a empresa alavancou a quantia de quase 750 milhões de reais.