GRUPO MATEUS S.A.
GRUPO MATEUS...
GMAT3
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
24.990.777/0001-09
Valor de Mercado
R$ 18 bi
Quantidade de Ações
2,24 bi
Segmento de Listagem
NOVO MERCADO
Data de IPO
13/10/2020
Indicadores Chave
P/L
12.94
P/VP
1.80
DY
2.69%
Tag Along
100.00%
Free float
20.43%
Selo de Viabilidade
Saiba se o ativo é viável ou é bomba
A ação está indefinida em relação ao preço justo pela fórmula de Graham.
R$ 8,03
Desbloqueie a Análise Completa
Veja onde a ação está no termômetro e acesse os preços calculados pela fórmula de Graham.
Assinar PremiumCarregando dados
Carregando dados
Desbloqueie a Análise Completa
Veja onde a ação está no termômetro e acesse os preços calculados pela fórmula de Bazin.
Assinar PremiumO Grupo Mateus é uma rede varejista de alimentos do Brasil, classificado como a maior rede de varejo com capital 100% nacional. O grupo possui ampla atuação no mercado, com varejo supermercadista, atacado, atacarejo, eletrodomésticos, panificação, móveis, porcionamento e central de fatiamento.
Atualmente, a marca está entre as maiores do país e a maior do Nordeste e Norte. A atuação do grupo ocorre por meio de 1.750 representantes comerciais do atacado, onde são atendidos quase 20 mil pontos de vendas. Nas regiões Norte e Nordeste, o Grupo Mateus possui representantes com 54 lojas.
Ao todo, o grupo conta com uma estrutura de:
29 atacarejos;
24 supermercados;
2 hipermercados;
66 lojas de eletroeletrônicos;
16 lojas de vizinhança;
9 centros de distribuição.
O Grupo Mateus possui ainda bandeiras como Mix Atacarejo, Eletro Mateus, Supermercado Mateus e Camiño Supermercados. Além disso, o grupo também possui uma plataforma e-commerce, bem como o Mateus App, um aplicativo de descontos. Para os clientes, são disponibilizados cartões, como o MateusCard e o Crednosso, com diversas condições de pagamento.
Em relação aos produtos, o Grupo Mateus possui Centros de Distribuição no Maranhão, Piauí e Pará, que também abastecem pequenos e médios empreendedores das regiões Nordeste e Norte por meio do Armazém Mateus. Os produtos distribuídos são, em sua maioria, nacionais e importados.
Com os novos rumos da economia, a tecnologia e as compras online cresceram consideravelmente, o Grupo Mateus lançou a plataforma Super – Mercado do Futuro. Na plataforma, os clientes conseguem escolher diversos produtos que são entregues através de dois sistemas, o delivery ou o sistema de drive-trhu na própria loja.
Além disso, o Grupo Mateus criou a It Happens, que atualmente se chama Pulse. Com a operação, o grupo desenvolve e gerencia softwares de logística, utilizados especialmente nas atividades da empresa. Além do mais, a companhia conta com 180 programadores de módulos para RH, bem como e-commerce, estoque, vendas, contabilidade, infraestrutura e gestão da companhia.
A história do Grupo Mateus teve início quando Ilson Mateus decidiu abrir, em 1986, uma pequena mercearia em Balsas, cidade no sul do Maranhão. Ilson, a princípio, trabalhava como garimpeiro. Depois de perceber que o garimpo não era assim o que ele esperava, ainda trabalhou com compra e venda de garrafas de vidro.
O segundo emprego de Ilson foi o ponto inicial para que o Grupo Mateus fosse criado, e se transformasse no que conhecemos hoje. Ao trabalhar com compra e venda de garrafas de vidro, Ilson percebeu que havia muita demanda de produtos básicos por migrantes que viviam em Balsas.
Com isso, em 1986, Ilson decidiu abrir a mercearia como forma de contribuir para o comércio local. As vendas prosperaram no início, já que as pessoas que ali viviam não tinham opções de lugar para comprar produtos básicos.
Com o crescimento do negócio, logo a mercearia se transformou em um Armazém. Alguns anos depois, em 1997, o Grupo já vendia eletrodomésticos, através da criação do EletroMateus. Não demorou muito para que, com a expansão, o Grupo procurasse novos meios de expandir.
Assim, com a chegada dos anos 2000, foi inaugurado, em Imperatriz – segunda maior cidade do Maranhão – a primeira loja do Grupo. Dois anos mais tarde, foi a vez de inaugurar uma loja em Santa Inês. A inauguração da segunda loja serviu como estratégia para que a empresa chegasse, finalmente, ao mercado da capital maranhense.
Já em 2003, o Grupo Mateus inaugurou duas lojas em São Luís e, ao longo dos anos, o número só aumentou. Em 2007, o Grupo criou o Bumba Meu Pão, como forma de diversificar os negócios. O Bumba Meu Pão é uma empresa especializada na fabricação de salgados, doces e pães.
Ainda em 2007, foi criado dentro da empresa o atacarejo, um novo segmento de vendas por meio das lojas Mix Atacarejo. Logo mais, em 2009, o Grupo inaugurou, no Maranhão, um Supermercado.
Em 2011, o Grupo Mateus deu um grande passo ao firma, junto ao Bradesco, uma parceria financeira para criação do cartão de crédito do Grupo Mateus, o MateusCard. No mesmo ano, foi criada a ULMA – Universidade de Líderes do Mateus – especializada capacitar gestores para cargos de liderança no Grupo.
No ano seguinte, em 2012, o Grupo Mateus expandiu sua atuação no Pará com abertura de novas lojas. Em 2013, 4 novas lojas foram inauguradas no Maranhão. Já em 2014, o Grupo investiu em produção e logística ao criar novas formas de potencializar a produção.
Em 2016, foi criado o site Canto do Chef, o primeiro negócio online do Grupo Mateus, especializado em vendas para restaurantes, lanchonetes e restaurantes. No mesmo ano, o Grupo investiu no segmento prime.
Já em 2019, o Grupo Mateus criou o Mateus App e o e-commerce Mateus Online, dando início à expansão digital da empresa. Por fim, em 2020, o Grupo realizou a abertura de capital na bolsa de valores e alcançou duas marcas importantes na história da Bolsa: maior IPO de uma empresa do Nordeste e maior oferta pública de ações de 2020.