A companhia é responsável por um dos maiores produtores de pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibras de madeira e tintas e vernizes do Brasil.

A Eucatex S.A se destaca por ser uma das poucas em demonstrar uma grande abundância de materiais de construção civil, indústria moveleira e revenda madeireira. Além disso, a empresa também desenvolveu uma Linha de Reciclagem de Madeira.
De acordo com a empresa, as operações comerciais são realizadas somente para pessoas jurídicas, com CNPJ´s estabelecidos e cadastrados. Ou seja, as vendas não são feitas para pessoas físicas.
Todos os trabalhos dentro e fora dos escritórios são realizados por funcionários devidamente uniformizados e com crachás da empresa de identificação. Alguns das funções são feitas por especialistas no sistema E-Colors de pigmentação de cores de tinta. Além disso, possuem peritos na instalação de pisos, divisórias, portas e entre outros produtos disponibilizados pela Eucatex S.A.

Apesar da quantidade de tarefas realizadas pela a Eucatex S.A., o mercado de atuação é dividido em três categorias, sendo elas:
Indústria Moveleira
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), o setor moveleiro é constituído por cerca de 19 mil empresas. Com isso, 80% estão instaladas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
Em comparação com o restante do mundo o Brasil possui 3,7% da produção global. Sendo assim, são 511,8 milhões de peças produzidas e R$ 42,9 bilhões produzidos. Esses são dados fornecidos pela Eucatex do ano de 2013, que representa 1,9% do valor da receita líquida.
Além disso, esse setor já empregou aproximadamente 328,6 mil trabalhadores na produção de móveis direta e indiretamente no ano de 2013. Isso é 3,3% de funcionários na produção industrial em todo o Brasil.

Setor de Madeira
O setor de Madeira também é um dos elementos chaves para a Eucatex. Portanto, é aproveitada na indústria da construção civil, produzindo chapas de fibra e painéis de MDP/T-HDF/MDF.
Entre os anos de 1995 e 1996 as vendas oscilavam negativamente. Contudo, houve uma recuperação em 1997 e o desempenho cresceu significativamente. Resultado disso, uma promissora demanda no mercado de autoconstrução. Vale lembrar que esse setor da Eucatex em momentos difíceis financeiramente para o Brasil é essencial para a economia do País.
A Eucatex trabalha também com a exportação de produtos de madeira. Um dos públicos alvos nesse setor são os países da aliança do Mercosul. No entanto, ainda assim o Brasil leva vantagem com custo de mão de obra e tecnologia, sendo considerada uma das industrias mais modernas do mundo, com tradição de exportação.

Setor de Tintas
A Eucatex também se orgulha do vasto setor de tintas e vernizes, que envolve as linhas imobiliárias, construção civil, pintura e repintura automotiva e industrial. Com aproximadamente 19 mil trabalhadores só neste ramo, o número pode aumentar para 300 mil profissionais se contarmos os envolvidos diretos e indiretos.
O setor de tintas imobiliárias é dependente da composição da indústria da construção civil. No entanto, consegue se sobressair devido a sazonalidade do mercado.
Em 2013, houve um rendimento de US$4,2 bilhões por conta do consumo de tinta que foi um total de 396 milhões de galões. Dentre esse número, 317 milhões foram destinados para a categoria da construção civil. Ou seja, 80% do total no mercado. Por isso, a Eucatex junto ao Brasil estão como o 5º na produção global de tintas.
