Fundação
Originada na década de 1950 da proveniente da necessidade na fabricação de chapas de fibra de madeiras no território nacional, os empresários Eudoro Villela e Nivaldo Coimbra de Ulhoa Cintra, uniram-se em colaboração à Alfredo de Egydio de Souza Aranha criando oficialmente em 31 de março de 1951 a Duratex S.A. em São Paulo já como empresa de capital aberto.
Primeiros anos
A primeira fábrica foi instalada em Jundiai, São Paulo, produzindo chapas de madeira, tendo o engenheiro Olavo Egydio Setúbal assumindo sua direção em 1956. No ano seguinte, foi realizada a exportação do primeiro lote para os Estado Unidos, iniciando assim seu contato com mercado externo.
Na década de 1960, a marca já era considerada sinônimo de confiança no mercado brasileiro, dando inicio a ampliação da fábrica de Jundiai, duplicando sua capacidade de produção. Investindo na expansão de mercado, a empresa passou a atuar também na produção de rações de trigo. Em 1966, foi obtido a Certificação de Condição de Sociedade Anônima de capital aberto da empresa, e criada a Associação dos Empregados da Duratex, conhecida como AED.
Uma terceira vertente de negócio foi implementada em 1968, onde a marca também passa a atuar com sua linha de pintura Duraplac, alavancando seu crescimento dentro do país.
Décadas de 1970-1980
Durante 1970 uma área no município de Lençóis Paulista foi adquirida para o abastecimento de matéria-prima, e foi aberta uma nova fábrica localizada na cidade de Taquari, RS, sendo essa voltada para painéis de madeira. Também foi inaugurado o primeiro escritório no exterior, localizado na Carolina do Norte, EUA. Objetivando o reflorestamento e desenvolvimento tecnológico florestal foi fundada em 1971 a Duraflora Silvicultura e Comércio Ltda, e a Duratex Florestal, focada na captação de recursos.
Em 1972, a Deca S.A., companhia fundada em 1947, e focada na produção de peças de metal, como chaves, parafusos crucifixos, e outros objetos como torneiras, misturadores e chuveiros, foi incorporada à Duratex, se tornando a primeira fábrica voltada para Metais da companhia. No ano de 1973, uma nova fábrica de painéis de madeira foi inaugurada, em Botucatu, São Paulo. E no ano seguinte, expandido ainda mais suas áreas de operação, uma unidade voltada para a produção de cerâmicas foi adquirida em Jundiai, SP. Em 1975 foi aberta a quarta fábrica voltada para a produção de Painéis, sendo essa localizada em Uberaba, Minas Gerais.
Durante o início dos anos 1980, foi adquirida a fábrica de louças francesa Lafarge, localizada em São Leopoldo, RS, havendo grande investimento na automatização da produção de louças sanitárias. Já em 1984, a companhia passa a assumir as unidades de madeira do grupo Peixoto de Castro, com fábricas localizadas em Itapetinga SP e Gravataí, RS.
Em 1988 a unidade de madeira do Grupo Feudenberg, em Agudos, SP, passa a fazer parte da companhia, que estabelece um complexo florestal-industrial, visando complementar a linha de produtos sua elevando a capacidade produtiva. E uma segunda fábrica de metais é construída em Jundiaí, em 1989.
Anos 1990
Paulo Setúbal assume o comando da empresa em 1990. É nessa década que o grupo passa a investir em um sistema de Gestão Ambiental, e em 1995, a empresa ganha o selo FSC, de Manejo Florestal. No ano de 1997, a companhia comemora seu 50º aniversário, e implementa a primeira linha de MDF do Brasil, localizada em Agudos, SP.
Após a virada do milênio, houve o fortalecimento do grupo fora do país, exportando para Europa e México. Por sua vez, internamente a companhia frisou em diversificar seu portifólio, investindo em suas linhas de produção.
Os anos seguintes foram marcados pelas crescentes expansões de mercado da companhia, com a obtenção de novas fábricas pelo país, além de suas melhorias relacionadas à sustentabilidade. Em 2009 a empresa passa a integrar o Novo Mercado da BM&FBovespa, e em 2010 é concluída o processo de associação com a Satipel.
60 anos da companhia
Em 2012 o grupo passa a integrar a Dow Jones Sustainability World Index, e ingressam para o Cadastro de Empresa Pro-Ética. Também conquistam a certificação do ISSO 14001 em cinco unidades das divisões Deca e Madeira. No mesmo ano há a mudança da identidade visual da marca, buscando transmitir flexibilidade, inovação e dinamismo, e houve a aquisição de 37% das ações da Tablemac, líder na fabricação de painéis de madeira na Colômbia.
Já em 2013, a participação na Tablemac passa a ser de 80% das ações da companhia. Enquanto isso, a empresa adquire a Thermosystem, empresa de chuveiros e eletrônicos em Tubarão, SC.
2016 a companhia comemorou seus 65 anos de atuação no Brasil, com mais de 12 mil colaboradores, 22 unidades industriais, 7 unidades florestais, 3 fábricas na Colômbia. Em 2017 é realizada a compra da Ceusa, uma das maiores produtoras em revestimentos cerâmicos do Brasil, e de ações da Viva Decora, uma plataforma sobre decoração e design de interiores.
No ano de 2019 a companhia adquire mais uma grande empresa voltada para o mercado de revestimentos cerâmicos, a Cecrisa. E em 2021, completando 70 anos, a Duratex passa a se chamar Dexco.