A Ecorodovias Infraestrutura e Logística S.A é uma empresa que atua no setor de infraestrutura, promovendo concessões rodoviárias. A companhia é responsável, por meio de dez concessões, por aproximadamente 850 km de rodovias brasileiras, que incluem regiões do Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

Atualmente, a empresa se enquadra como uma das principais instituições de infraestrutura do país, onde dispõe de 6 mil colaboradores e atuação em um terminal portuário com ação em 8 estados.
Dentre as 10 concessões que a empresa possui, as que mais se destacam pela importância são: Corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto, o Sistema Anchieta-Imigrantes e o Rodoanel Norte (São Paulo); a Ponte Rio-Niterói e a Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás.
A empresa constitui uma parte de extrema importância para a economia brasileira, já que é formada pelo corredor de exportação da América Latina, além de agregar a região turística da Baixada Santista e da exportação América Latina.
Em 2010, as ações ordinárias da Ecorodovias (ECOR3), entraram na Bolsa de Valores brasileira já como parte do Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3. Além disso, no ano seguinte, a empresa passou a fazer parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores.

O controle acionário da empresa é da Primav, empresa italiana, que por sua vez, é controlada pelo grupo CR Almeida. A atuação da empresa ocorre por meio da logística intermodal, ou seja, concessões em estradas, entrepostos aduaneiros, áreas de back-up, terminais portuários, centros de distribuição, entre outros.
Além disso, a companhia também atua em empresas ligadas de forma secundária às atividades que a Ecorodovias desenvolve. A companhia opera em 3 segmentos diferentes, sendo eles: concessionárias de rodovias, logística e serviços.
A história da Ecorodovias começou em 1997 com a Primav Construções e Comércio LTDA, do Grupo CR Almeida, empresa com mais de 50 anos de atuação no setor de construção e responsável por projetos importantes de infraestrutura no Brasil.
A partir de 1998, a empresa passou a contar com a participação da empresa europeia Impregilo International N.V, maior construtora de capital aberto da Itália. No ano de 2013, a empresa italiana vendeu sua participação acionária da Ecorodovias e em maio de 2016, o Grupo Gavil passou a fazer parte do grupo de controle da empresa brasileira.

Ainda em 2016, a empresa deixou de investir no setor logístico e passou a focar em concessões rodoviárias. Atualmente, a Ecorodovias é uma das principais companhias de infraestrutura do Brasil, onde conta com aproximadamente 3,7 mil colaboradores, 10 concessões rodoviárias, além de um terminal portuário que atua em 8 estados.