A Copasa é uma empresa de saneamento básico que possui sede em Belo Horizonte. Está listada na Bolsa de Valores no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa, sob o código CSMG3 e se enquadra como uma das maiores empresas no segmento em que atua.
As atividades da empresa se dividem em três segmentos principais: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
No abastecimento de água potável, a Copasa é responsável por captar, tratar e distribuir água tratada até o consumo final do cliente. Já no esgotamento sanitário, a empresa atua na coleta, no transporte, tratamento e disposição final do esgoto. Além disso, faz ligação predial até o lançamento final no meio ambiente.
Na limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, a Copasa atua na coleta, no transbordo, tratamento e destino final do lixo produzido nas cidades e do lixo originário da varrição e limpeza urbana.
Atualmente, a companhia de saneamento básico atende a 11,6 milhões de pessoas por meio de 5,3 milhões de unidades consumidoras. Isso é possível por meio das 641 concessões que a empresa realizou, para atuar na prestação dos serviços de abastecimento de água.
Em relação aos serviços prestados no esgotamento sanitário, a Copasa realizou, até 2019, 311 concessões. No mesmo período, a empresa já atendia 8,2 milhões de pessoas com serviços de esgoto, através de 3,7 milhões de unidades consumidoras.
Como principais vantagens competitivas, a empresa possui:
Base de clientes consolidada, sendo diversificada e pulverizada;
Atua com excelência técnica e operacional;
Por conta dos contratos de longo prazo, possui relevância da receita;
É reconhecida pela qualidade na prestação de serviços.
História da empresa
A história da Copasa teve início em 1963. A princípio, a companhia de saneamento básico foi fundada, pelo Estado de Minas Gerais, como COMAG – Companhia Mineira de Água e Esgoto e tinha como principal objetivo fornecer serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos municípios do Estado de Minas.
Após alguns anos de fundação, em 1974, a empresa alterou o nome social de COMAG para Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa MG. No ano de 2000, a empresa teve a Lei Estadual de criação da companhia (Lei nº 6084/1973) alterada. Com a mudança, a empresa passou a atuar, além dos serviços já prestados, na coleta, reciclagem, tratamento e disposição final do lixo urbano, doméstico e industrial.
Em 2003, a empresa passou de sociedade anônima para empresa de capital aberto e, em 2006, realizou sua Oferta Pública de Ações (IPO), disponibilizando suas ações na Bolsa de Valores no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3, sob o código CSMG3.
Já em 2007, a Copasa criou subsidiárias integrais, a fim de ampliar os serviços prestados, sendo elas: a COPANOR (COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais), COPASA Águas Minerais de Minas e COPASA Serviços de Irrigação.
Em 2008, depois da realização da oferta secundária das ações da empresa, o município de Belo Horizonte, até então o segundo maior acionista da empresa, vendeu todas as ações que detinha. O Estado de Minas, por sua vez, também vendeu parte de suas ações, mas continuou como acionista controlador da companhia.
Mais tarde, em 2015, a empresa passou por uma série de mudanças internas, que incluíram a reestruturação organizacional da companhia, bem como a redução do número de Diretorias, empregados e cargos comissionados.
Além disso, no ano seguinte, a empresa encerrou as atividades da COPASA Serviços de Irrigação e COPASA Águas Minerais de Minas, já que as subsidiárias não estavam operando com a mesma estratégia corporativa da empresa.