Empresa Prestadora de Serviços de Adquirência E Meios de Pagamento.
Sobre a empresa
A Cielo é uma empresa de serviços financeiros, que atua viabilizando meios de pagamentos e soluções empresarias para negócios de modo inteligente. A empresa atua com soluções tecnológicas para realizar adquirência das vendas no e-commerce e no canal tradicional para outras empresas e lojistas. Em outras palavras, ela realiza a captura, transmissão e liquidação financeira de transações com cartões de crédito e débito de diversas bandeiras.
A Companhia atua com um modelo de negócios que possui algumas características importantes para sua estratégia de crescimento e fortalecimento nesse mercado:
Baixa necessidade de investimento
Aplicação de tecnologias e estratégias inovadoras
Larga base de clientes fidelizados
Grande reconhecimento da marca no país
Atuação da Cielo
A empresa é considerada a líder de mercado quando se trata de processamento e liquidação de operações de pagamentos. Para isso, ela conta com cerca de 1,4 milhão de clientes ativos, desde os empreendedores individuais até os grandes varejistas, e está presente em mais de 5.500 cidades brasileiras. Incrivelmente, a Cielo atua sob uma base tecnológica e operacional muito forte e estável, que permite a ela suportar quase 6 mil vendas por segundo, sendo capaz de suportar 8 vezes o volume de transações do e-commerce brasileiro.
Sua estrutura operacional pode ser relacionada a grande capacidade tecnológica que a Cielo utiliza para processar quantidades colossais de dados. Em suma a empresa utiliza de tecnologias inovadoras como machine learning e data science. No meio físico a Cielo conta com diversos modelos de maquininhas de cartão, com funcionalidades exclusivas como:
Recarga de celular
Controle de promoções
Conversor de moedas
Modelo de negócio Cielo
O serviço principal da Cielo permite o pagamento por meio de cartões de crédito e débito feitos por instrumentos de mais de 80 bandeiras, incluindo as de grandes empresas como Visa, Mastercard, Elo, Hiper e American Express.
Ademais, ela possui um portfólio ampliado de máquinas de cartão oferecendo não só o modelo ideal como também um agregado de serviços e soluções completas para que os clientes gerenciem melhor seu negócio. Assim, ela conta com os seguintes tipos de maquininha de cartão que são oferecidos aos lojistas:
Modelos de POS: Mini, Zip, Mobile e Flash
Smart Terminals: LIO, LIO+
A Cielo implementa em cada modelo específico soluções compatíveis com as vendas tanto no varejo tradicional quanto no e-commerce de cada empreendimento, possibilitando o pagamento via:
Link
Loja virtual
QR Code
Cielo check-out
API e-commerce
Além disso, ela oferece serviços que facilitam o negócio dos clientes e evitam ou minimizam qualquer tipo de problema com as vendas, disponibilizando:
Manutenção rápida
App Cielo
Chat online
Atendimento 24h
Lojas físicas
Mais que isso, a empresa dispõe de um sistema anti-fraude e da Cielo Store a loja de aplicativos da Cielo LIO para que seus clientes possam personalizar o negócio com recursos inovadores. Por último, mas não menos importante, ela oferece os serviços da Cielo Farol, o qual permite ao empresário uma série de informações relevantes para que ele entenda melhor o seu negócio e saiba o quanto você vende em relação a negócios do mesmo porte, setor e região do seu estabelecimento.
A Companhia ainda permite saber qual é o perfil de renda e o comportamento de compra dos consumidores finais, comparando com a média de negócios parecidos e comparando o faturamento com o de negócios similares a fim de estabelecer metas de crescimento para quem utiliza os serviços da Cielo Farol.
História da empresa
A história da Cielo nos remete ao ano de 1995, quando ela foi fundada a partir de uma joint venture entre as empresa Visa International, Bradesco, Banco do Brasil, Banco Real e o já fechado Banco Nacional, constituindo então a VisaNet Brasil. A princípio, a empresa recém criada vinha com objetivo de solucionar o processo de captura, transmissão e liquidação financeira a fim de liberar aquelas instituições bancárias para se concentrarem apenas na emissão de cartões e na concessão de crédito.
Nos primeiros anos de atuação, os pagamentos realizados pelo seu sistema apenas eram permitidos caso fossem da bandeira Visa. Em outras palavras, essa bandeira tinha monopólio sobre os pagamentos processados pela VisaNet.
O nome Cielo veio para ficar então em 2009, estabelecendo a nova marca da Companhia. Pouco tempo depois, em 2010, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) acabou com aquela exclusividade, permitindo que as maquininhas de cartão da Companhia aceitassem outras bandeiras como Mastercard e Diners.
Para se ter uma ideia, a Cielo na época possuia um market share elevado no mercado de adquirência brasileiro, ao passo que ainda dominava o mercado da máquinas de cartão no Brasil sem grandes concorrentes.
Em 2012, ela reforça seu compromisso com a inovação tecnológica e firma uma parceria com a CyberSource, que fornecia soluções de gestão de pagamentos. Consequentemente, a Cielo lançou uma plataforma de prevenção à fraude no comércio eletrônico. Mais que isso, nesse mesmo ano ela adquire a norte-americana Merchant e-Solutions (MeS) por US$ 670 milhões, para aumentar a oferta de soluções online e no e-commerce.
Em 2014, a Companhia alcança uma posição de liderança no mercado, já que contava com mais de 1,6 milhão de clientes espalhados por 5.500 municípios de todas as regiões do país.
Em 2019, a Cielo inovou mais uma vez ao lançar a plataforma Cielo Pay. Basicamente, ela forneceu um aplicativo para agrupar várias funcionalidades no setor de pagamentos. Com isso, ela não só começou a minimizar a necessidade do uso de maquininhas de cartão, como também permitiu que os lojistas pudessem vender seus produtos por meio de QR Code no celular ou pela emissão de boletos.
Por fim, em 2020, a Cielo anunciou uma parceria com a americana Facebook, para lançar um modelo de pagamentos e transações financeiras que podem ser realizados a qualquer momento através do aplicativo WhatsApp, o qual no Brasil já possuía na época uma base de cerca de 120 milhões de usuários individuais.