O Banese – Banco do Estado de Sergipe S.A. é uma instituição financeira de capital aberto, controlada pelo Estado de Sergipe. O banco é o principal incentivador do crescimento econômico da população de Sergipe, onde atua por meio da prestação de serviços bancários.
Junto à Sergipe Administradora de Cartões e Serviços Ltda. (SEAC), o Banese forma um conglomerado econômico, onde a Banese Corretora e Administradora de Seguros, a Caixa de Assistência dos empregados do Banese (CASSE) e o Instituto Banese de Seguridade Social (SERGUS) também fazem parte da marca.
Inclusive, o Instituto Banese de Seguridade Social é responsável pela gestão da responsabilidade socioambiental, além de dar apoio às manifestações culturais no Estado de Sergipe.
A atuação do Banese se dá, principalmente, na oferta de serviços bancários para pessoas físicas, além de financiamento de capital de giro para pequenas e médias empresas.
Além disso, o banco atua no financiamento de construções de empreendimentos imobiliários, realizando operações oriundas de repasses do BNDES e BNB, através de carteiras rurais e industriais.
A estratégia de negócios da instituição financeira é voltada para a busca de excelência na geração de valor, tanto para os clientes quanto para os colaboradores. Para isso, o Banese segmenta e redesenha os modelos de negócios e, assim, conquista maior fidelização e crescimento por meio da base de clientes.
Só no ano de 2020, a empresa registrou um total de 888.786 clientes, incluindo conta corrente e poupança de pessoa física e clientes pessoa jurídica. Ao todo, o Banese conta com 63 agências, 9 postos de serviços e 491 terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos), dispostos em todos os 75 municípios sergipanos.
História da empresa
A história do Banese teve início em 1961, quando a instituição financeira foi criada com o nome de Banco de Fomento Econômico (BANFESE), ainda no governo de Luiz Garcia. As atividades do banco se iniciaram, de forma integral, no dia 2 de janeiro de 1964.
Em 1967, após passar por mudanças em sua estrutura organizacional, o banco alterou a razão social e passou a se chamar Banese – Banco do Estado de Sergipe S.A. No mesmo ano, as primeiras agências do banco foram inauguradas no interior de Sergipe.
Durante os anos de 1964 e 1975, o Banese expandiu sua atuação no Estado de Sergipe, e abriu agências em Itabaiana, Boquim, Lagarto, Estância, Nossa Senhora das Dores e Aquidabã. No mesmo período, também foi criada a Caixa de Assistência dos Funcionários, além da Associação Atlética Banese.
Já em 1978, o banco passou por uma reestruturação administrativa, onde o desenvolvimento da área de Recursos Humanos foi eleita como prioridade. Além disso, a instituição financeira também implementou os setores financeiros, planejamento e sistemas e métodos.
Na década de 80, com parte do processo de expansão, o Banese criou a BACISA (Banese Crédito Imobiliário/Poupança Banese), a Banese Corretora de Seguros, o SERGUS, a Carteira de Open Market e o Sistema de Conta Única do Governo Federal.
Em 1991, o Banese se tornou uma instituição financeira múltipla, onde passou a automatizar sua rede de agências. Além do mais, o banco se interligou a mais de 4.700 agências e bancos estatais espalhados pelos estados brasileiros.
Houve um período onde o banco passou por dificuldades e, para driblar o momento de crise, começou a investir na valorização dos seus colaboradores, em produtos bancários, na modernização da rede de atendimento, além de investir também em automação e tecnologia.
Com isso, o Banese lançou o Banese Card, um cartão exclusivamente sergipano com foco no desenvolvimento da economia da população de Sergipe. Além disso, o banco lançou também o Ponto Banese, uma rede de correspondentes bancários que permite aos clientes pagar e realizar transações em diversos estabelecimentos.