A Alphaville é uma empresa brasileira que atua a mais de 40 anos no mercado e é reconhecida pelo desenvolvimento de loteamentos urbanos fechados, conhecidos como gated-communities, para as classes média e alta.
Atualmente, existem cerca de 120 projetos em desenvolvimento pela companhia e um landbank cujo potencial de venda está estimado em cerca de R$ 17 bilhões de reais. A empresa destaca que, desde que foi fundada, é a responsável pela urbanização de aproximadamente 85 milhões de metros quadrados em todo o território brasileiro.
A história da Alphaville Urbanismo iniciou-se em 1971, com a criação do projeto do bairro Alphaville no Estado de São Paulo. De acordo com o engenheiro Renato Albuquerque, sócio de Yojiro Takaoka e responsável pelo desenvolvimento do bairro, a ideia era que aquele local, antes desocupado, pudesse se tornar uma região para pessoas que quisessem conviver mais com a natureza.
Desde a entrada no mercado, na década de 70, a companhia aumentou seus produtos por mais de 50 cidades, hoje ela conta com 124 empreendimentos em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. Assim, a empresa tem um portfólio de dois produtos: os empreendimentos Alphaville e Terras Alpha.
Além disso, a companhia também é responsável pelo desenvolvimento da Cidade Alpha, que são núcleos urbanos menores que uma cidade, mas maiores que um bairro, a exemplo do de Barueri. São polos autossuficientes e sustentáveis que oferecem toda a estrutura necessária para a implantação de moradias, espaços comerciais e empresariais, educacionais, lazer e tudo o que as pessoas precisam para morar bem.