A Alliar foi criada em 2010, a partir da fusão de quatro empresas líderes no setor de diagnóstico por imagem. Nesse sentido, atualmente a Alliar é a segunda maior empresa do ramo no Brasil, dispondo de um parque tecnológico, além de cobertura em 43 cidades de 10 estados brasileiros.
Seu modelo de negócios segue o modelo hub and spoke, que segue com a associação com empresas regionais, seguida de abertura de unidades em cidades próximas, dentro do raio de influência.

Assim, a Alliar Médicos à Frente garante presença em grandes centros brasileiros, como as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, além de estar presente também em unidades de atendimento espalhadas em pequenas e médias cidades brasileiras, que possuem alto potencial de crescimento e desenvolvimento.
Hoje em dia, a Alliar é responsável por mais de 5.600 colaboradores, além de aproximadamente 1.200 médicos que prestam serviços à comunidade em geral. Com sua missão de unir tecnologia e empreendedorismo inovador, a Alliar busca levar a excelência médica em seus diagnósticos por todo o Brasil.
A Alliar Médicos à Frente foi fundada em 2011, a partir da fusão de quatro empresas líderes no segmento de diagnóstico médico por imagem que atuavam em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Campo Grande e São José dos Campos. Atualmente a empresa se consolidou entre as três maiores do país, com presença em 10 estados brasileiros.
Durante os últimos anos, a Alliar se associou a outras empresas e juntas abriram novas unidades de atendimento, expandindo a marca para locais até então sem abrangência médica. O modelo de negócios adotado permitiu que os médicos continuassem à frente do negócio, cuidando de seus laboratórios e pacientes.

Ao longo de sua história, a Alliar Médicos à Frente busca a excelência em seus atendimentos, que atualmente contam com mais de 5 mil colaboradores e 1.200 médicos. Nesse sentido, em busca de ocupar o lugar mais alto, a Alliar procura estar firmando parceria com os melhores radiologistas, capazes de realizar exames de alta complexidade.
Nos últimos anos, a Alliar recebeu investimentos que ultrapassaram a marca dos R$100 milhões anuais, o que possibilitou um crescimento acima do projetado por outras empresas do segmento e a primeira parceria público-privada de diagnósticos por imagens no Brasil, que deu origem à RBD, responsável por serviços de imagens em hospitais públicos da Bahia.
Em 2016 a empresa concluiu o seu IPO, levantando cerca de R$766 milhões e desde então busca atender com excelência os pacientes que buscam os serviços de diagnóstico por imagem oferecidos pela Alliar Médicos à Frente.