Fundada em 1971 no interior do estado de São Paulo, o Grupo Vittia originou-se da empresa Biosoja, buscando novas tecnologias em nutrição para suprir o mercado agrícola brasileiro. Em 1998, inaugurou a Biosoja Fertilizantes, lançando a primeira linha de fertilizantes especiais, que abriu portas para o ingresso da empresa em outras culturas agrícolas além da soja.
Logo, em 2001, procurando fortalecer seu portifólio, a companhia adquiriu a ML Industrias Químicas, contribuindo para seu ingresso no mercado de adjuvantes e fertilizantes organomineral. Em 2004, inaugurou a Granorte, passando a reaproveitar resíduos industriais.
No ano de 2014, a empresa deu início a uma nova fase de crescimento com o incentivo minoritário da Brasil Sustentabilidade FIP – um de seus acionistas atualmente, aplicando novas práticas de gestão e governança corporativa. No mesmo ano adquiriu Samaritá, do ramo da produção de fertilizantes e tratamento biológico de efluentes industriais.
O grupo, como forma de marcar seu novo posicionamento no mercado, em 2016 passa a se chamar Grupo Vittia, representando a nova expansão dos negócios da companhia. E no ano seguinte, 2017, obteve 80% da Biovalens, do segmento de defensivos biológicos.
2020 foi evidenciado pela inauguração da principal fábrica do grupo, em São Joaquim da Barra – São Paulo, em uma área de 110 mil m², sendo esse considerado o maior investimento da história da companhia. Também adquiriu nesse ano 100% da Vitória Fertilizantes, e 80% da JB Biotecnologia.
Em 2021 a companhia completou 50 anos, ano marcado por seu constante crescimento, e também pela abertura de seu capital.