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As informações apresentadas são apenas para fins informativos e vêm de fontes públicas como: B3, CVM, Tesouro Nacional e RI das empresas. Os dados são calculados com base nessas informações. O site AUVP Analítica não tem o objetivo de sugerir a compra ou venda de ativos. Por isso, não nos responsabilizamos por decisões tomadas com base nas informações apresentadas.

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TUPY3

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CAGR receita (5 anos)

CAGR lucro líquido (5 anos)

CAGR EBIT (5 anos)

CAGR EBITDA (5 anos)

Comentários

JJoão Pedro Langaro Ortega07/10/2024

A empresa faz parte do DNA de Joinville, assim como a Weg em Jaraguá do Sul.

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Dados da Empresa

CNPJ

84.683.374/0001-49

Valor de Mercado

R$ 2,7 bi

Quantidade de Ações

144,17 mi

Segmento de Listagem

NOVO MERCADO

Data de IPO

01/07/1966

Indicadores Chave

P/L

-67.08

P/VP

0.81

DY

7.51%

Tag Along

100.00%

Free float

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Dados Demonstrativos de Resultados

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ÚLTIMO EXERCÍCIO

Últimos trimestre

Receita líquida
ÚLTIMO EXERCÍCIOR$ 2.483.044.000,00
Último trimestreR$ 2.483.044.000,00
Lucro bruto
ÚLTIMO EXERCÍCIOR$ 381.084.000,00
Último trimestreR$ 381.084.000,00
Ebitda
ÚLTIMO EXERCÍCIOR$ 559.667.000,00
Último trimestre--
Ebit
ÚLTIMO EXERCÍCIOR$ 113.356.000,00
Último trimestreR$ 113.356.000,00
Lucro Líquido
ÚLTIMO EXERCÍCIO-R$ 12.193.000,00
Último trimestre-R$ 12.193.000,00

Fluxo de Caixa

métricas20242023202220212020
valorAH %
valorAH %
valorAH %
valorAH %
valorAH %
Caixa líquido atividades operacionais
Caixa gerado nas operações
Lucro líquido
Resultado de equivalência patrimonial
Depreciação/amortização
Variações nos ativos e passivos
Caixa líquido atividades investimento

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Tudo sobre TUPY3

  • Setor

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    84.683.374/0001-49

Comunicados e Informes

DataTítulo

Indicadores

Dividend yield

7.51%

P/L

-67.08

P/VP

0.81

LPA

-0.28

VPA

22.99

EV/EBITDA

10.73

EV/EBIT

10.87

P/EBITDA

5.50

P/EBIT

5.57

P/RECEITA (PSR)

0.25

P/FCO

2.06

P/FCL

3.29

EV/Receita líquida

0.49

EV/FCO

4.01

EV/FCL

6.43

Earning Yield

9.20%

Enterprise value

R$ 5,2 bi

Valor de mercado

R$ 2,7 bi

Dív. líq./EBITDA

5.23

Dív. líquida/PL

0.77

Dívida líquida

R$ 2,5 bi

Liq. corrente

2.33

PL/Ativos

0.30(2024)

Passivos/Ativos

0.70(2024)

Liq. seca

1.55(2024)

Liq. imediata

0.70(2024)

Margem bruta

17.47%

Margem EBITDA

4.61%

Margem EBIT

4.55%

Margem líquida

-0.39%

ROE

-1.25%

ROIC

4.09%

ROA

-0.39%

Payout

314.96%(2024)

Giro do ativo

0.99

CAGR receita (5 anos)

15.89%

CAGR lucro líquido (5 anos)

-11.45%

CAGR EBIT (5 anos)

18.02%

CAGR EBITDA (5 anos)

17.53%

Quantidade de ações

144,17 mi

Data IPO

01/07/1966

Segmento de listagem

NOVO MERCADO

Sobre a empresa

A Tupy é uma multinacional de origem brasileira que se tornou referência mundial na fabricação de componentes compostos de ferro. Visto que possuem quatro parques fabris, sendo dois deles no México, sua receita é majoritariamente desenvolvida na exportação

83% da receita é proveniente do mercado externo, enquanto 17% é proferida do mercado interno.

83% da receita é proveniente do mercado externo, enquanto 17% é proferida do mercado interno.

Sobretudo a companhia aplica seus produtos fundidos sob encomenda em máquinas agrícolas e de construção, caminhões, ônibus, carros de passeio, motores, granalhas de aço e geradores de energia. Assim tendo participação em boa parte das ferramentas usadas para aumento da infraestrutura de uma edificação ou de uma economia. Veja a origem e aplicação da receita a seguir:

Origem: 64,2% NAFTA; 17% LatAm; 13,4% Europa e 5,4% outros; Aplicação: 80,5% Veículos comerciais e off-road; 13,9% Carros de passeio e 5,6% Hidráulica.

Origem: 64,2% NAFTA; 17% LatAm; 13,4% Europa e 5,4% outros; Aplicação: 80,5% Veículos comerciais e off-road; 13,9% Carros de passeio e 5,6% Hidráulica.

A fim de diversificar a área atuante, a sociedade anônima expande seu catálogo de clientes a marcas mundialmente reconhecidas. Tendo assim seus produtos presentes indiretamente em grande parte do dia-a-dia e do essencial para o desenvolvimento humano.

Principais clientes: Cummins, Ford, FCA, Mercedes-Benz, Perkins, VW/Audi, Iveco, MAN, John Deere, Komatsu, Kubota e Peugeot

Principais clientes: Cummins, Ford, FCA, Mercedes-Benz, Perkins, VW/Audi, Iveco, MAN, John Deere, Komatsu, Kubota e Peugeot

O processo de fundição

Em suma, esse procedimento é a seleção e transformação de matéria prima (sucatas, ligas metálicas, etc) em metal líquido, seguido da formação da peça metálica com resfriamento, desmoldagem e acabamento.

Fluxo de fundição do ferro, passo por: fusão, moldagem, vazamento, acabamento, usinagem e macharia.

Fluxo de fundição do ferro, passo por: fusão, moldagem, vazamento, acabamento, usinagem e macharia.

Em primeiro lugar a fusão tem o objetivo de transformar sucata, ferro gusa e ligas metálicas em ligas de ferro fundido em composições químicas. Tais matérias são submetidas a uma série de fornos e se metamorfoseia em um metal líquido com temperaturas acima de 1500ºC.

Após isso é realizada a moldagem, onde um aglomerado de areia é comprimido em uma matriz para formar o molde do formato externo do produto sendo fabricado.

Em terceiro lugar acontece a macharia, que se consiste no processo de criação de moldes de areia que irão estruturar o interior de peça, sendo assim os moldes machos que dá o formato à cavidades internas do produto final.

Em seguida acontece o vazamento, com os moldes já montados a liga de ferro fundido é vazado no molde a fim de preencher todo espaço vazio ali. Após o vazamento é dado um tempo para o resfriamento da peça seguido da desmoldagem.

Posteriormente, o acabamento usa granalha de aço para limpar o interior e exterior do componente, as rebarbas são retiradas com abrasivos metálicos e por fim são realizados todos testes de acordo com a exigência da empresa e do cliente, como: raio-x, inspeção dimensional, ultrassom, ressonância acústica e dureza.

Por fim vem a usinagem realizada ainda na Tupy ou no cliente, onde são conferidas as dimensões e geometria do produto final e sua montagem.

Imagens dos processos de fusão, macharia, usinagem, vazamento e acabamento

Imagens dos processos de fusão, macharia, usinagem, vazamento e acabamento

Albano Schmidt, Hermann Metz e Arno Schwarz fundaram Tupy em 9 de março de 1938, antes disso todos já tinham uma ligação íntima com artefatos de ferro. Dez anos antes da fundação, Albano desafiou seus companheiros a descobrir a fórmula de ferro fundido maleável, após várias tentativas e erros, mesmo sem contar com laboratórios ou manuais, levaram apenas 7 anos para conquistarem o objetivo.

Logo após isso usaram a mesma instalação para fabricar as primeiras conexões com a marca da empresa.

Primeiro prédio da companhia e o carregamento de conexões para o transporte marítimo

Primeiro prédio da companhia e o carregamento de conexões para o transporte marítimo

Vendo o grande aumento da demanda no país e já se tornando líder em venda, foi necessária a construção de uma nova sede migrada em 1954. Tal mudança acabou dando à cidade de Joinville um novo bairro em torno da sede, hoje tal localidade é uma das mais populosas da cidade.

Após a morte de Albano, em 1958, a presidência foi transferida para seu filho, que com visão inovadora criou a Escola Técnica Tupy com o objetivo de criar mão de obra qualificada para suprir os novos desafios apresentados pelo mercado.

Visão aérea da sede e da escola técnica.

Visão aérea da sede e da escola técnica.

Com o crescimento do mercado automobilístico e o primeiro contrato fechado nesse setor, surgiu a segunda unidade de fundição em 1963 com o objetivo exclusivo de produzir peças automotivas. Logo após, em 1972, foi criado o primeiro Centro de Pesquisa da empresa deixando-a com uma vocação extraordinária de atuar no setor automotivo, tal negócio ocupa 60% da receita até nos dias atuais.

Também nessa década de 1970 a empresa começou a exportar seus produtos para países sul americanos e europeus, a partir de 1976 a empresa se estabelece com escritórios nos Estados Unidos e Alemanha.

Em 1995, 14 anos após a morte do seu segundo presidente, a empresa deixa de ser um empreendimento familiar e seu controle passa a ser de um grupo de fundos de pensão e bancos, Com isso a empresa passa a focar todo os seus esforços para a exportação, se consolidando no mercado global.

No início do século XXI, a empresa teve que se adequar em novas normas e gerenciar o seu impacto ao meio ambiente, anos depois ela consegue dominar o processo de utilização do ferro fundido vermicular que permite a produção em larga escala de blocos de motor, tornando esse o carro chefe da Tupy.

Em 2012 a empresa faz a aquisição de duas fundições no México e amplia seus componentes para motores de máquinas agrícolas, de construção e mineração.

Fundições no México, Saltillo e Ramos Arizpe

Fundições no México, Saltillo e Ramos Arizpe