POMO3- R$ 6,41
MARCOPOLO S.A.
Cotação
P/L
Dividend Yield (DY)
P/VP
Indicadores
Dividend yield (12 meses)
P/L
P/VP
EV/Receita líquida
EV/FCO
P/EBITDA
P/RECEITA (PSR)
P/FCO
EV/EBITDA
EV/FCL
P/EBIT
P/FCL
EV/EBIT
Enterprise value
Valor de mercado
VPA
LPA
Payout
Custo da dívida
Liq. corrente
PL/Ativos
Dív. líq./EBITDA
Liq. seca
Passivos/Ativos
Liq. imediata
Dív. líquida/PL
Margem bruta
Margem EBITDA
Margem EBIT
Margem líquida
ROE
ROIC
ROA
Giro do ativo
CAGR
CAGR receita (5 anos)
Tag along
Dados Balanço Patrimonial
Gráfico de ativos e passivos
Ativo
patrimônio líquido
dívida líquida
dívida bruta
Dados Demonstrativos de Resultados
Último exercício
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Últimos trimestre
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Fluxo de Caixa
2024 | AH % | 2023 | AH % | 2022 | AH % | 2021 | AH % | 2020 | AH % | |||||||
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Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Caixa gerado nas operações | ||||||||||||||||
Lucro líquido | ||||||||||||||||
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Resultado de equivalência patrimonial | ||||||||||||||||
Depreciação/amortização | ||||||||||||||||
Variações nos ativos e passivos |
CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE
Classificação
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
CONTEÚDO PARA ASSINANTES
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Preço Justo | Fórmula de Graham
Preço Justo
mbpe5h
Preço Atual
ce4oo8
Preço Topo | Método Bazin
Preço Justo
zttrrf
Preço Atual
qzvbzv
Histórico de dividendos
Carregando dados
Histórico de Lucro e Receita
Carregando dados
Comunicados e Informes
Ano | P/L | P/VP | VPA | Dívida líquida | Margem líquida | EBITDA | EBIT | P/EBITDA | Valor de mercado |
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2024 | 6.46 | 1.96 | 3.41 | R$ 1,1 bi | 14.74% | R$ 1,5 bi | R$ 1,3 bi | 5.24 | R$ 9,3 bi |
2023 | 7.85 | 1.79 | 3.74 | R$ 883 mi | 12.13% | R$ 947 mi | R$ 801 mi | 6.72 | R$ 7,4 bi |
2022 | 6.24 | 0.86 | 3.34 | R$ 1,2 bi | 8.07% | R$ 386 mi | R$ 266 mi | 7.07 | R$ 3 bi |
2021 | 7.93 | 0.98 | 3.07 | R$ 998 mi | 10.24% | R$ 333 mi | R$ 228 mi | 8.52 | R$ 3,2 bi |
2020 | 34.07 | 1.21 | 2.70 | R$ 987 mi | 2.53% | R$ 269 mi | R$ 172 mi | 11.51 | R$ 3,2 bi |
2019 | 23.79 | 2.18 | 2.44 | R$ 629 mi | 4.91% | R$ 338 mi | R$ 252 mi | 14.93 | R$ 5,1 bi |
2018 | 19.40 | 1.76 | 2.28 | R$ 979 mi | 4.55% | R$ 362 mi | R$ 301 mi | 10.23 | R$ 4,3 bi |
2017 | 44.56 | 1.93 | 2.05 | R$ 797 mi | 2.86% | R$ 120 mi | R$ 74 mi | 30.57 | R$ 4,2 bi |
2016 | 10.98 | 1.33 | 1.98 | R$ 860 mi | 8.65% | R$ 354 mi | R$ 304 mi | 6.91 | R$ 2,9 bi |
2015 | 21.68 | 1.06 | 2.04 | R$ 1,2 bi | 3.25% | R$ 213 mi | R$ 166 mi | 9.09 | R$ 2 bi |
Tudo sobre POMO3
- Bens Industriais
Setor
- Material de Transporte
Sub-setor
- Material Rodoviário
Segmento
- 88.611.835/0001-29
CNPJ
QUANTIDADE DE AÇÕES
410 miPrincipais produtos e serviços
Sobre a empresa
A Marcopolo é uma empresa que atua no segmento de material rodoviário, com foco no desenvolvimento de transportes coletivos, bem como fabricação de ônibus e micro-ônibus para transporte rodoviário e coletivo. Atualmente, a Companhia é líder no segmento em que atua, sendo uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo.
A empresa possui atuação nos cinco continentes e produz veículos que são comercializados em mais de cem países. Além da fabricação de ônibus e micro-ônibus, a empresa também fabrica ônibus escolares e turísticos, que fazem parte dos projetos especiais da Marcopolo.
Como forma de expansão do portfólio da empresa, a Marcopolo criou, em 1988, a Fundação Marcopolo, ampliando os processos operacionais no Brasil e no exterior. O ônibus de dois andares, por exemplo, foi lançado no Brasil pela primeira através da Marcopolo, em 1995.
Além disso, a Companhia trabalha por meio do Banco Moneo S.A, criado em 2005, com foco no financiamento dos produtos oferecidos pela empresa. O processo de internacionalização foi firmado, depois de alguns projetos internacionais, com a Tata Motors, empresa indiana. Ambas criaram uma joint venture.
No mercado de produção rodoviária, a empresa é detentora de, aproximadamente, metade de toda a produção nacional em relação à carrocerias, além de ser a maior exportadora do país quando o assunto são carroçarias para ônibus.
Atualmente, a Marcopolo é uma das empresas que possui ações com maior evidência na B3. Além do segmento de material rodoviário, a Companhia também integra o Índice do Setor Industrial da bolsa de valores.
História da empresa
A história da Marcopolo teve início, em 1949, na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. A princípio, a empresa se chamava Nicola & Cia e funcionava como uma indústria para fabricação de carrocerias de ônibus, sendo a primeira fabricante deste tipo de material no Brasil. No início, a empresa possui oito sócios e quinze funcionários.
No mesmo ano da fundação, a então Nicola & Cia produziu o primeiro ônibus, com estrutura de alumínio e carroceria de madeira. Por meio do sucesso da primeira produção, a Transporte Pérola encomendou mais ônibus, dando início à uma série de produção feita pela Marcopolo.
A primeira carroceria feita de aço, fabricada pela empresa, só foi lançada em 1952. Já em 1960, após a expansão em território brasileiro, a Marcopolo começou a exportar produtos para o Uruguai. Oito anos mais tarde, a empresa lançou o primeiro ônibus monobloco do Brasil.
O nome Marcopolo surgiu a partir do ônibus monobloco, uma homenagem ao viajante veneziano muito conhecido, a empresa mudou a razão social para Marcopolo S.A Carrocerias e Ônibus, em 1971. Foi apenas em 1992 que a Companhia mudou, novamente, o nome para que o que conhecemos atualmente, Marcopolo S.A.
Comentários
Na classificação de viabilidade está indicando uma div. Liq/EBITA>3, mas nós indicadores de endividamento está calculado em 1,17.
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