Tegra Incorporadora, companhia do segmento de imobiliário e de desenvolvimento urbano, atua no Brasil a quase 45 anos, com foco em médio e alto padrão, possui forte presença nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, ajudando e cooperando ao longo de sua história a moldar o cenário urbano dessas regiões.
A companhia conta atualmente com mais de 25 milhões de metros quadrados construídos, e mais de 104 mil imóveis desenvolvidos;
Além disso, a companhia faz parte do grupo Brookfield Asset Management, gestora canadense responsável por R$750 bilhões de seus ativos, com presença em mais de 30 países.
Ainda no final do século 19, no ano de 1889, surgia a São Paulo Tramway, Light and Power Company Limited, que marcava o que viria a ser o início da Tegra. Na década seguinte, em 1901, é inaugurada a Usina Hidrelétrica da Parnaíba, que auxiliaria na expansão de serviços de iluminação urbana em São Paulo. Sete anos depois, a Usina de Fontes é inaugurada pela Rio de Janeiro Tramway, Light and Power, sendo considerada a maior do país na época.
Anos mais tarde em 1916, há a unificação da Rio de Janeiro Tramway, Light and Power à São Paulo Telephone Company, originando assim a CTB – A Companhia Telephônica Brasileira. Posteriormente, a companhia cooperou com o projeto do Cristo Redentor em todas as suas fases, até o momento de sua inauguração.
Em 1947 a empresa torna-se uma gestora de ativos de nível global, com investimentos por vários países do mundo.
Definindo sua nova fase, a companhia em 1958 passa a se chamar Brascan Organização e Investimento LTDA, começando a partir dessa década a trabalhar também com o mercado imobiliário. Os anos seguintes são marcados por vários empreendimentos no segmento de imóveis.
No ano de 2006 a Brascan abre seu capital, lançando-se na bolsa de valores. Já em 2008 a companhia adquire a marca Tamboré, e no ano seguinte, em 2009, também adquire a MB Engenharia e a Company S.A. No mesmo ano a Brascan passa a se chamar Brookfield Incorporações. Sob o nome de Brookfield, são lançados vários projetos importantes para a história da empresa, além de se tornar reconhecida e globalmente premiada. Entretanto, em 2017, altera seu nome novamente, chamando-se Tegra.
Como Tegra Incorporadora, a companhia completa 40 anos, e consolida sua primeira Política de Sustentabilidade em 2018. Ao chegar em 2021 a empresa alcança mais de 25 milhões de metros quadrados construídos, 102 mil imóveis desenvolvidos, além de 86 mil clientes atendidos.