(i) A Confecção de Peças Do Vestuário. Exceto Roupas íntimas E As Confeccionadas Sob Medida; E (ii) O Comércio Varejista de Artigos de Vestuário E Acessórios de Qualquer Material.
Sobre a empresa
O Grupo Soma é um conglomerado de marcas de moda premium, com atendimento exclusivo para os públicos A e B.
Levando em conta a receita líquida, o Grupo Soma é o maior do Brasil e está entre as 50 maiores empresas do setor do varejo de moda. Além disso, a companhia é líder no segmento e-commerce.
Presente em 23 estados brasileiros e em 2 estados norte-americanos (1 loja em Miami e 1 loja em Nova York), o Grupo Soma conta com mais de 1,1 milhão de clientes em 282 lojas. Desse total, 25 são franquias e 257 são lojas próprias.
The Capital Advisor
Com um portfólio amplo e diversificado, a empresa tem como foco o público feminino. Apesar do foco nesse público, a empresa possui variedades de estilos e tendências também para homens e crianças. No total, o Grupo conta com oito marcas:
Farm;
Fábula;
Foxton;
A.Brand;
Animale;
Cris Barros;
Off Premium;
Maria Filó.
Dentre essas marcas, as grifes que mais se destacam são a Farm e a Animale, que juntas totalizam 75% do faturamento do Grupo Soma.
Modelo de negócios do Grupo Soma
Em sua maioria, as lojas do Grupo Soma estão localizadas em shopping centers, totalizando 244 lojas. A companhia tem ainda 38 lojas físicas localizadas na rua.
Sobre a sua atuação online, a companhia conta com uma plataforma e-commerce para comercialização dos produtos, com 9 websites proprietários, bem como um aplicativo móvel da marca Off Premium.
Mercado e Consumo
Além do segmento varejista, o Grupo Soma atua no mercado de atacado, no qual comercializa seus produtos por meio de 2.800 revendedores multimarcas.
Portanto, a revenda dos produtos do Grupo garante alta capilaridade no país, levando, assim, suas marcas para, aproximadamente, 1.063 cidades brasileiras.
No Brasil, o Grupo Soma possui 9 centros de distribuição, o qual totaliza uma área de 13 mil metros quadrados. A companhia conta ainda com um ateliê, localizado no Rio de Janeiro, responsável por realizar as modelagens e prototipagem das coleções das marcas do Grupo.
História da empresa
A história do Grupo Soma teve início em 2010, quando duas grandes grifes do mundo da moda – Animale e Farm – decidiram se juntar.
A Animale foi criada em 1991, pela família Jatahy e logo se tornou referência no mercado da moda feminina.
Ao longo desses anos, a marca se tornou uma das maiores do segmento premium no Brasil, comercializando produtos de alta qualidade, sofisticação e luxo.
RJ empregos
Anos depois, em 1997, os empresários e sócios Marcello Bastos e Katia Bastos criaram a Farm. A marca foi, portanto, elaborada para expressar as cores vibrantes da cidade do Rio de Janeiro na fabricação dos produtos, principalmente, aqueles relacionados às roupas e acessórios.
Contudo, em 2010, ambas as marcas realizaram a fusão dos negócios, criando, assim, o Grupo Soma.
No ano de 2014, o grupo adquiriu a marca Fábula, empresa especializada em moda infantil; além da Brand, marca referência em temas contemporâneos.
No ano seguinte, a marca Foxton – especializada em moda masculina – reforçou o portfólio da Soma se tornando a única marca do Grupo a ter roupas e acessórios para homens.
Em 2017, foi a vez da marca Cris Barros entrar para o Grupo Soma, se tornando mais uma das marcas de luxo da companhia.
No ano de 2018, o grupo criou a Off Premium, uma plataforma especializada no escoamento dos saldos das coleções fabricadas pelo Grupo Soma.
Dois anos após a criação da Off Premium, o Grupo Soma adquiriu a marca Maria Filó, empresa especializada na fabricação de produtos feitos com tricô.
Por fim, em abril de 2021, o Grupo Soma anunciou a compra da concorrente Hering, importante marca brasileira de moda, no valor de R$ 5,1 bilhões, transformando o grupo na quarta maior empresa do setor de vestuário no Brasil. Os acionistas da Hering receberam, após a fusão, R$ 9,63 por ação e 1,62 ação do Grupo Soma.