A SLC Agrícola é uma empresa do segmento de agricultura, onde possui ampla atuação na produção de fibras e grão, com foco na fabricação de soja, milho e algodão. Além disso, a empresa se tornou líder no segmento de atuação, após ter ações negociadas na bolsa de valores brasileira.

A empresa integra o Grupo SLC, criado em 1945, como uma oficina especializada na manutenção de ferramentas agrícolas dos agricultores que residiam próximo à empresa.
Atualmente, o grupo se enquadra como um dos maiores nos segmentos do agronegócio e comércio de máquinas agrícolas, atuando por meio das empresas SLC Agrícola e SLC Comercial.
Os produtos comercializados pela SLC Agrícolas são produzidos em 16 unidades, localizadas de forma estratégica em 6 estados diferentes. Ao todo, as unidades de produção totalizam 404.479 hectares, onde a empresa produz:
Milho;
Algodão;
Trigo;
Milho 1º safra;
Milho semente;
Cana-de-açúcar.
Um dos diferenciais da SLC Agrícola é o sistema de produção moderno que conta com tecnologia de ponta, onde existe a padronização das unidades de produção, além de controle rigoroso em relação à questões socioambientais.
A história da SLC Agrícola começou em 1945, após três famílias de imigrantes alemães decidirem fundar uma empresa especializada no segmento agrícola. A fundação da Companhia, que pertence ao Grupo SLC, ocorreu na cidade de Horizontina, no Rio Grande do Sul.

Alguns anos após a fundação, a empresa realizou a primeira joint venture, em 1979. O acordo foi feito entre a companhia John Deere e, com isso, a SLC Agrícola se tornou pioneira ao implementar, no Brasil, processos de agricultura mecanizada.
Na década de 1980, a empresa deu início ao processo de expansão e passou a implementar o plantio de produções após a aquisição de diversas fazendas. Assim, se tornou líder no segmento agrícola, ao produzir produtos como soja, milho e algodão.

Ainda como pioneiro no segmento de atuação, em 2007, a empresa realizou a aberta de capital na Bovespa, se tornando a primeira do segmento agrícola a ter ações ofertadas na bolsa de valores. Um ano depois, em 2008, a SLC Agrícola realizou a segunda oferta de ações.
Em 2013, como forma de expandir os processos de produção, a empresa realizou a conclusão de mais uma joint venture. Dessa vez, o contrato foi entre o grupo Dois Vales e a Mitsui, um dos maiores grupos empresariais do Japão.
Como parte da integração e expansão da produção, em 2018, a SLC Agrícola realizou a aquisição de 26.133 hectares em Chapadão do Sul. Com a aquisição, a empresa passou a chamas as terras de Fazenda Pantanal.
