A Riosulense é uma empresa do ramo de metalurgia que tem como foco o atendimento a 4 vertentes principais de consumidores:
1- Mercado corporativo: A empresa atende as principais marcas de construtoras de veículos do mercado, por meio do fornecimento de peças e ligas metálicas.
2- Mercado reposição: A companhia possui um portfólio com mais de 5 mil produtos, entre milhares de peças automotivas e 500 itens especiais.
3- Mercado ferroviário: A Riosulense fornece diversos produtos para este mercado como, por exemplo, ombreiras para dormentes de aço, peças para motor de tração de locomotivas e peças e linhas permanentes.
4- Fábrica de protótipos: Através do processo de manufatura aditiva, utilizando a impressão 3D, a Riosulense cria modelos de função de alta qualidade.
Dentre os mercados que a empresa atende, o que gera maior faturamento é o mercado corporativo, que corresponde a quase 50% do faturamento da companhia.
Em contrapartida, o mercado com menor participação é o mercado ferroviário, que representa apenas 15% do faturamento da Riosulense.
Vale destacar que a companhia atende não apenas o mercado nacional, mas também fornece peças de reposição para mais de 25 países.
A Riosulense está localizada no Alto Vale do Itajaí, na cidade de Rio do Sul, no interior de Santa Catarina.
Sendo que a sua sede fica a cerca de 100km da cidade de Blumenau, instalada em uma área verde de mais de 1 milhão de metros quadrados.
Já o parque fabril possui mais de 27.000 m² construídos e conta com mais de 800 colaboradores.
História da empresa
A Metalúrgica Riosulense foi fundada por João Stramosk em 1946, no Rio do Sul, em Santa Catarina. No começo, a empresa oferecia serviços de mecânica básica.
No entanto, dez anos após a sua fundação, a companhia começou a expandir a sua área de atuação. Desse modo, ela passou a produzir guias de válvulas para o mercado automotivo.
O mercado automobilístico passou por um grande crescimento e com isso, a atividade principal da Riosulense, no começo da década de 80, passou a ser a produção de autopeças.
Sendo que em 1988 a empresa realizou a sua abertura de capital. A Riosulense está listada na bolsa no setor de Bens Industriais e no segmento Material Rodoviário.
Em 1990, a Riosulense inaugurou uma nova sede no Rio do Sul. O intuito com a nova sede era ampliar as atividades da empresa e oferecer uma estrutura mais robusta para os colaboradores.
Dois anos depois, a empresa conquistou o Prêmio de Incentivo à Produtividade e Qualidade, concedido pela CNI.
Nos anos seguintes a empresa continuou em seu processo de crescimento constante e na virada do milênio, a Riosulense já era uma fornecedora de peças para grandes montadoras.
Em 2001, como resultado da busca pela excelência na prestação de serviços e na produção de itens de qualidade, a empresa conquistou a certificação ISO 9001.
Posteriormente, em 2011, a Riosulense voltou a expandir os seus horizontes. Dessa forma, a empresa passou a fornecer peças para ferrovias.
Em 2012 a Riosulense inaugurou uma fábrica de camisas de cilindro e em 2014 a empresa recebeu o certificado internacional do programa Transportation and Power Generation. Sendo que ela foi a primeira fundição do Brasil a receber tal certificado.
Em 2019 a Metalúrgica Riosulense mudou de nome e passou a se chamar apenas RIO. Ainda em 2019 a empresa inaugurou uma fábrica de protótipos com tecnologia de impressão 3D.