A Raízen é uma empresa integrada de energia, que atua na produção e comercialização de etanol, açúcar, combustíveis e bioenergia. Sendo que ela é a principal empresa do segmento sucroalcooleiro.
Isso porque ela não apenas é a maior fabricante de etanol de cana de açúcar do Brasil, como também é a maior exportadora individual de açúcar dentro do mercado internacional.
Para fazer a comercialização dos seus produtos e serviços, a Raízen tem postos de serviço e lojas de distribuição da marca Shell, que atua no Brasil e na Argentina.

Por ano, a companhia produz mais de 2,5 bilhões de litros de etanol de cana-de-açúcar, que são destinados ao mercado interno e externo.
Além disso, a empresa produz 73 milhões de toneladas de açúcar anualmente e conta com uma capacidade instalada de produção de 1 GW de energia derivada do bagaço da cana.
A empresa também faz a comercialização de mais de 25 bilhões de litros de combustível para o transporte e para a indústria e abastece mais de 7 mil postos de serviço da Shell e 66 aeroportos.
Enfim, para dar conta de tudo isso, a empresa conta com 26 unidades de produção, 65 terminais de distribuição e mais de 30 mil colaboradores.
A história da Raízen teve início em 2011, por meio da Joint Venture entre a Shell e a Cosan. O ano seguinte foi de consolidação para a Raízen.
Houve ainda a criação da Joint Venture Raízen MIME, que ajudou a reforçar a presença da empresa no sul do Brasil.

O ano de 2013 foi marcado pela inauguração do 1º etanolduto para o transporte exclusivo de etanol. Além disso, foi feita a primeira emissão de debêntures da Raízen Energia no mercado.
Já em 2014 ocorreu a inauguração do terminal Porto Nacional e em 2015 a empresa bateu o recorde de exportação de açúcar.
Em 2015 também houve a inauguração da planta de etanol de 2º geração e a inauguração do terminal de Rondonópolis – MT.
Posteriormente, em 2017, foi feita a inauguração do terminal de Marabá e ocorreu a primeira emissão de bonds no mercado internacional.

O ano de 2018 foi marcado pela compra dos ativos da Shell na Argentina e, em 2019, a empresa inaugurou a primeira planta de energia solar, em Piracicaba.
Por fim, em 2021 a empresa realizou a sua abertura de capital na bolsa de valores. Sendo que o IPO da Raízen foi o maior do ano, pois movimentou quase 7 bilhões de reais.