Boa tarde. Por gentileza, seria possível conferir os indicadores da PRIO3 aqui da AUVP ****ítica? Estou comparando com outros sites (17.03.2025, 12h20min.) e aqui na AUVP está bem diverso. Por exemplo: P/L aqui está 7.10 e o V/VP 1.91, enquanto em outros sites mostram P/L 3,42 e P/VP 1,36. Outros indicadores, como Div.Liq./EBITDA e ROE também bem diferentes.
A Companhia Tem Por Objeto A Participação em Outras Sociedades Como Sócia. Acionista Ou Quotista. No País Ou No Exterior. Desde Que Visando à Consecução de Atividades Relacionadas à Energia.
Sobre a empresa
A PetroRio é atualmente a maior produtora independente de petróleo do Brasil e uma das dez maiores produtoras do país. Sua atividade principal é a produção e exploração de petróleo e gás natural.
A empresa também é especializada em investimentos e na recuperação de ativos em produção. Desse modo, ela atua na gestão de reservatório e em melhorias de campos de exploração maduros, ou seja, poços que já foram explorados mas que podem ter sua exploração prolongada.
A operação da PetroRio está centrada principalmente em três campos de exploração de petróleo, que são os Campos de Polvo, Frade e Manati. Sendo que os dois primeiros campos estão na Bacia de Campos no Estado do Rio de Janeiro. Já o campo Manati está na Camamu Almada, na Bahia. Porém, no momento, o portfólio da empresa conta com 4 fontes de exploração:
Frade (100% da PetroRio):
Polvo (100% da PetroRio);
Tubarão martelo (participação de 80% da PetroRio);
Manati (participação de 10% da PetroRio).
Além disso, a companhia adquiriu participação de 35,7% no campo de Wahoo e 60% no campo de Itaipu, tornando-se a operadora de ambos.
Responsabilidade ambiental e social
Em relação ao meio ambiente, a PetroRio tem como princípio que a eficiência operacional e confiabilidade nos ativos são os atributos principais para a redução da emissão de CO2, queima de gás e energia consumida nas operações.
Sendo assim, entre 2018 e 2020 a empresa conseguiu uma redução de 5,4% das emissões de CO2 por barril produzido. Já entre 2019 e 2020, a PetroRio conseguiu uma redução de 1% no consumo e energia por barril.
Além da preocupação com o meio ambiente, a empresa também apresenta números interessantes em relação aos seus trabalhadores. Por exemplo, em dezembro de 2020, o Campo de Frade atingiu a marca de 3.300 dias sem acidentes.
Além de medidas visando a redução de acidentes, a PetroRio também realizou iniciativas voltadas para o bem estar dos colaboradores como, por exemplo, o Instituto Reação e o Teatro PetroRio Online.
Uma curiosidade é que cerca de 80% dos funcionários da PetroRio são acionistas da empresa e a compra de ações por parte dos funcionários é incentivada pela companhia.
Tantos funcionários como acionistas da companhia, certamente faz com que os funcionários se preocupem mais com a empresa e se dediquem mais ao seu trabalho, já que existe uma certa mentalidade de que eles também são donos do negócio.
História da empresa
A PetroRio foi fundada em outubro de 2008, no Rio de Janeiro. Inicialmente ela se chamava BN 16 Participações LTDA. Posteriormente, ela foi transformada em sociedade anônima de capital fechado e seu nome foi trocado para HRT Participações em Petróleo S.A.
Por fim, em 2015 a atual gestão assumiu e fez a reestruturação do negócio, deu novo direcionamento estratégico e mudou o nome da empresa para PetroRio S.A.
A estratégia principal de crescimento da PetroRio ao longo da sua trajetória, foi a realização de várias aquisições. Por exemplo, em 2017 a empresa comprou 100% da Brasoil no Brasil, e passou a assumir uma participação de 10% no campo de gás natural de Manati.
Além disso, em 2018 a PetroRio comprou a Frade Japão Petróleo LTDA que possuía 18,26% de participação na concessão do Campo de Frade. Como resultado dessa aquisição, a empresa teve um aumento de cerca de 25% em sua produção.
Nesse mesmo ano, a empresa realizou a segunda fase do plano de revitalização do Campo de Polvo que exigiu um investimento de US$ 50 milhões para a realização de três novos poços.
Sendo que a primeira etapa havia sido realizada em 2016 e tinha resultado no aumento de 20% na produção e volume de reservas do campo. Já em 2019 a PetroRio fechou um acordo com a Chevron para a compra de 51,74% da empresa no Campo de Frade.
Em 2020 uma notícia fez com que a PetroRio entrasse no radar de muitos investidores. Ela anunciou a aquisição de duas fatias em dois campos de pré-sal. A PetroRio sempre foi concentrada em campos de petróleo maduro, mas o anúncio da compra de poços novos para explorar e ampliar a capacidade de produção, foi bem vista pelo mercado.
O acordo foi realizado com a britânica BP Energy do Brasil e determinada a aquisição de 35,7% do campo de Wahoo e 60% do campo de Itaipu, ambos na Bacia de Campos. A compra custou US$ 100 milhões e colocou a empresa em um novo patamar de competição no setor.