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As informações apresentadas são apenas para fins informativos e vêm de fontes públicas como: B3, CVM, Tesouro Nacional e RI das empresas. Os dados são calculados com base nessas informações. O site AUVP Analítica não tem o objetivo de sugerir a compra ou venda de ativos. Por isso, não nos responsabilizamos por decisões tomadas com base nas informações apresentadas.

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NTCO3

NATURA &CO HOLDING S.A.

NATURA &CO H...

NTCO3

R$ 10,80
Consumo não Cíclico
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Ativos relacionados

Dados da Empresa

CNPJ

32.785.497/0001-97

Valor de Mercado

R$ 15 bi

Quantidade de Ações

1,37 bi

Segmento de Listagem

NOVO MERCADO

Data de IPO

18/12/2019

Indicadores Chave

P/L

-1.84

P/VP

0.99

DY

5.81%

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Dados Demonstrativos de Resultados

INDICADORES

ÚLTIMO EXERCÍCIO

Últimos trimestre

Receita líquida
ÚLTIMO EXERCÍCIOR$ 6.679.433.000,00
Último trimestreR$ 6.679.433.000,00
Lucro bruto
ÚLTIMO EXERCÍCIOR$ 4.426.093.000,00
Último trimestreR$ 4.426.093.000,00
Ebitda
ÚLTIMO EXERCÍCIOR$ 1.876.881.000,00
Último trimestre--
Ebit
ÚLTIMO EXERCÍCIOR$ 258.992.000,00
Último trimestreR$ 258.992.000,00
Lucro Líquido
ÚLTIMO EXERCÍCIO-R$ 151.447.000,00
Último trimestre-R$ 151.447.000,00

Fluxo de Caixa

métricas20242023202220212020
valorAH %
valorAH %
valorAH %
valorAH %
valorAH %
Caixa líquido atividades operacionais
Caixa gerado nas operações
Lucro líquido
Resultado de equivalência patrimonial
Depreciação/amortização
Variações nos ativos e passivos
Caixa líquido atividades investimento

Histórico de Lucro e Receita

Carregando dados

Histórico de dividendos

Carregando dados

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Tudo sobre NTCO3

  • Setor

    Consumo não Cíclico
  • Sub-setor

    Produtos de Uso Pessoal e de Limpeza
  • Segmento

    Produtos de Uso Pessoal
  • CNPJ

    32.785.497/0001-97

Comunicados e Informes

DataTítulo

Indicadores

Dividend yield

5.81%(2024)

P/L

-1.84

P/VP

0.99

LPA

-5.86

VPA

10.86

EV/EBITDA

9.23

EV/EBIT

17.55

P/EBITDA

7.80

P/EBIT

14.84

P/RECEITA (PSR)

0.61

P/FCO

-12.86

P/FCL

-8.78

EV/Receita líquida

0.72

EV/FCO

-15.27

EV/FCL

-10.40

Earning Yield

5.70%

Enterprise value

R$ 18 bi

Valor de mercado

R$ 15 bi

Dív. líq./EBITDA

1.52

Dív. líquida/PL

0.19

Dívida líquida

R$ 2,9 bi

Liq. corrente

1.53

PL/Ativos

0.42(2024)

Passivos/Ativos

0.58(2024)

Liq. seca

1.22(2024)

Liq. imediata

0.27(2024)

Margem bruta

65.54%

Margem EBITDA

7.80%

Margem EBIT

4.10%

Margem líquida

-33.03%

ROE

-53.96%

ROIC

0.61%

ROA

-23.17%

Payout

-11.52%(2024)

Giro do ativo

0.70

CAGR receita (5 anos)

7.22%

CAGR lucro líquido (5 anos)

0.00%

CAGR EBIT (5 anos)

-0.27%

CAGR EBITDA (5 anos)

-11.31%

Quantidade de ações

1,37 bi

Data IPO

18/12/2019

Segmento de listagem

NOVO MERCADO

Sobre a empresa

A Natura é uma multinacional brasileira que trabalha com cosméticos, produtos de beleza e higiene. Desse modo, a empresa possui produtos em várias categorias, tais como: rosto, cabelo, banho e perfumes. O foco da Natura é usar produtos vegetais derivados da biodiversidade brasileira, colhidos através de parcerias com comunidades locais. 

Vale destacar que a sustentabilidade e a inovação são dois pilares marcantes na atuação da Natura. Por exemplo, em 2016 ela investiu 50 milhões de euros no lançamento de 255 produtos e atingiu o índice de inovação de 54,3%.

Natura&Co - NTCO3

A Natura está presente não apenas no Brasil, mas também na Argentina, Bolívia, Chile, Peru, EUA, Colômbia e França. Sendo que, a empresa possui fábricas em Cajamar (estado de São Paulo), Benevides (estado do Pará) e centros de pesquisa e tecnologia em São Paulo, Manaus e New York (EUA).

A Natura é detentora da Aesop, um fabricante australiano de cosméticos que possui lojas em diversos continentes, inclusive Oceania, Ásia, América do Norte e Europa. Além disso, desde 2017 a Natura é dona também a The Body Shop, que antigamente era do grupo L’Oréal. Enfim, a atuação da empresa ocorre por meio dos seguintes departamentos:

1- Comercial: É o departamento da equipe de vendas que faz a promoção da empresa junto aos conselheiros e clientes.

2- Administrativo: Além de garantir o desenvolvimento e qualidade dos produtos e serviços da Natura, este departamento também intervém em áreas como financeiro, investigação e desenvolvimento, inovação e tecnologia digital.

3- Operacional: Por fim, o departamento operacional está relacionado com os processos de fabricação e distribuição dos produtos da Natura.

Natura&Co - NTCO3

Compromisso ambiental

Desde a sua criação, a empresa se empenha em prol da sustentabilidade e tem como objetivo causar impacto ambiental, social e econômico positivo. Inclusive, a Natura foi a primeira na bolsa de valores a receber a Certificação B Corp em 2014, sendo que, ela se tornou a maior companhia no mundo com esta certificação. 

Ao longo da sua trajetória é possível identificar as atitudes tomadas pela empresa em prol da sustentabilidade. Por exemplo, em 1983 a Natura foi a primeira marca no Brasil a propor recargas dos produtos. Já no ano 2000 a Natura lançou a linha EKOS, que utiliza ativos da biodiversidade em sua formulação. Em 2006 a empresa se tornou cruelty free, ao banir todos os testes com animais nos processos de produção. 

Natura&Co - NTCO3

Além disso, em 2007 a Natura criou o programa Carbono Neutro, com o objetivo de monitorizar e diminuir a emissão de gás com efeito estufa em sua cadeia de produção. Posteriormente, em 2011 ela lançou o Programa Amazônia com o objetivo de destinar investimentos para a preservação da região e em 2013 a Natura lançou a linha SOU com 70% menos plástico. Enfim, os compromissos ambientais da Natura são:

  • Reduzir os resíduos;

  • Limitar o consumo de matérias-primas;

  • Diminuir o impacto no planeta;

Além dos compromissos ambientais, a Natura também tem compromissos com a sociedade. Dessa forma, o objetivo da Natura não é apenas ofertar produtos para que as pessoas possam melhorar sua relação consigo próprias, mas também desenvolver projetos que possam contribuir com a sociedade.

Natura&Co - NTCO3

Uma das maneiras que a Natura encontrou para fazer isso, foi o programa Crer para Ver, uma linha de produtos não cosméticos lançada em 1995, cujo lucro é revertido integralmente para ações de melhora na educação. Desde que o programa foi criado, mais de 6 milhões de euros foram recolhidos e 1,2 milhão de alunos foram ajudados. Algumas outras iniciativas são:

  1. Natura musical: É uma iniciativa de fomento e valorização da cultura musical brasileira. Além de patrocinar projetos musicais, a Natura Musical também possui a Casa Natura Musical e apoia festivais de música.

  2. Instituto Natura: Fundado em 2010 o Instituto Natura realiza iniciativas focadas no melhoramento da educação pública.

  3. Movimento Natura: Por meio do Movimento Natura é possível divulgar iniciativas ou colaborar com iniciativas que já estão sendo desenvolvidas pelo Brasil.

A história da Natura teve início em 1969, quando Antônio Luiz Seabra fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut, que poucos meses depois, passou a se chamar Natura. Na primeira loja Natura, aberta em 1970, o próprio Luiz Seabra atendia os clientes. Este tipo de modelo de negócios continuou até 1974 quando Seabra passou a desenvolver o modelo de venda direta. 

Sendo assim, ele fechou a loja e se dedicou a formar uma equipe de consultoras. Seabra estava certo e a Natura se tornou uma grande potência em relação à venda de porta em porta utilizando um catálogo de produtos. Inicialmente, a Natura era focada apenas no público feminino. Contudo, em 1979 ela lançou a linha SR N focada no público masculino, o que foi uma grande novidade para a época. 

Natura&Co - NTCO3

Uma década depois da sua fundação, a Natura já contava com 200 colaboradores e mais de 2.000 consultores. Com o crescimento da empresa, estava na hora de expandir os horizontes internacionalmente. Sendo assim, a primeira incursão da Natura para o exterior foi no Chile, em 1982. Posteriormente, veio a expansão internacional para a Argentina e Peru, em 1992.

Ao longo dos anos, a Natura lançou diversos produtos que permanecem até hoje como, por exemplo, o Chronos (1986), Mamãe e Bebê (1993) e Ekos (2000). Em 2004 a empresa fez a sua abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo e em 2006 a Natura inaugurou sua primeira loja em Paris, na França.

Em seu crescimento, a Natura adquiriu outras empresas. Um exemplo disso, é a aquisição da The Body Shop, que antigamente era do grupo L’Oréal. Já em 2020 ela comprou a Avon e se tornou o quarto maior grupo do mundo no segmento de beleza.