NATURA &CO HOLDING S.A.
NATURA &CO H...
NTCO3
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
32.785.497/0001-97
Valor de Mercado
R$ 15 bi
Quantidade de Ações
1,37 bi
Segmento de Listagem
NOVO MERCADO
Data de IPO
18/12/2019
Indicadores Chave
P/L
-1.84
P/VP
0.99
DY
5.81%
Tag Along
100.00%
Free float
60.58%
Selo de Viabilidade
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Assinar PremiumA Natura é uma multinacional brasileira que trabalha com cosméticos, produtos de beleza e higiene. Desse modo, a empresa possui produtos em várias categorias, tais como: rosto, cabelo, banho e perfumes. O foco da Natura é usar produtos vegetais derivados da biodiversidade brasileira, colhidos através de parcerias com comunidades locais.
Vale destacar que a sustentabilidade e a inovação são dois pilares marcantes na atuação da Natura. Por exemplo, em 2016 ela investiu 50 milhões de euros no lançamento de 255 produtos e atingiu o índice de inovação de 54,3%.
A Natura está presente não apenas no Brasil, mas também na Argentina, Bolívia, Chile, Peru, EUA, Colômbia e França. Sendo que, a empresa possui fábricas em Cajamar (estado de São Paulo), Benevides (estado do Pará) e centros de pesquisa e tecnologia em São Paulo, Manaus e New York (EUA).
A Natura é detentora da Aesop, um fabricante australiano de cosméticos que possui lojas em diversos continentes, inclusive Oceania, Ásia, América do Norte e Europa. Além disso, desde 2017 a Natura é dona também a The Body Shop, que antigamente era do grupo L’Oréal. Enfim, a atuação da empresa ocorre por meio dos seguintes departamentos:
1- Comercial: É o departamento da equipe de vendas que faz a promoção da empresa junto aos conselheiros e clientes.
2- Administrativo: Além de garantir o desenvolvimento e qualidade dos produtos e serviços da Natura, este departamento também intervém em áreas como financeiro, investigação e desenvolvimento, inovação e tecnologia digital.
3- Operacional: Por fim, o departamento operacional está relacionado com os processos de fabricação e distribuição dos produtos da Natura.
Desde a sua criação, a empresa se empenha em prol da sustentabilidade e tem como objetivo causar impacto ambiental, social e econômico positivo. Inclusive, a Natura foi a primeira na bolsa de valores a receber a Certificação B Corp em 2014, sendo que, ela se tornou a maior companhia no mundo com esta certificação.
Ao longo da sua trajetória é possível identificar as atitudes tomadas pela empresa em prol da sustentabilidade. Por exemplo, em 1983 a Natura foi a primeira marca no Brasil a propor recargas dos produtos. Já no ano 2000 a Natura lançou a linha EKOS, que utiliza ativos da biodiversidade em sua formulação. Em 2006 a empresa se tornou cruelty free, ao banir todos os testes com animais nos processos de produção.
Além disso, em 2007 a Natura criou o programa Carbono Neutro, com o objetivo de monitorizar e diminuir a emissão de gás com efeito estufa em sua cadeia de produção. Posteriormente, em 2011 ela lançou o Programa Amazônia com o objetivo de destinar investimentos para a preservação da região e em 2013 a Natura lançou a linha SOU com 70% menos plástico. Enfim, os compromissos ambientais da Natura são:
Reduzir os resíduos;
Limitar o consumo de matérias-primas;
Diminuir o impacto no planeta;
Além dos compromissos ambientais, a Natura também tem compromissos com a sociedade. Dessa forma, o objetivo da Natura não é apenas ofertar produtos para que as pessoas possam melhorar sua relação consigo próprias, mas também desenvolver projetos que possam contribuir com a sociedade.
Uma das maneiras que a Natura encontrou para fazer isso, foi o programa Crer para Ver, uma linha de produtos não cosméticos lançada em 1995, cujo lucro é revertido integralmente para ações de melhora na educação. Desde que o programa foi criado, mais de 6 milhões de euros foram recolhidos e 1,2 milhão de alunos foram ajudados. Algumas outras iniciativas são:
Natura musical: É uma iniciativa de fomento e valorização da cultura musical brasileira. Além de patrocinar projetos musicais, a Natura Musical também possui a Casa Natura Musical e apoia festivais de música.
Instituto Natura: Fundado em 2010 o Instituto Natura realiza iniciativas focadas no melhoramento da educação pública.
Movimento Natura: Por meio do Movimento Natura é possível divulgar iniciativas ou colaborar com iniciativas que já estão sendo desenvolvidas pelo Brasil.
A história da Natura teve início em 1969, quando Antônio Luiz Seabra fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut, que poucos meses depois, passou a se chamar Natura. Na primeira loja Natura, aberta em 1970, o próprio Luiz Seabra atendia os clientes. Este tipo de modelo de negócios continuou até 1974 quando Seabra passou a desenvolver o modelo de venda direta.
Sendo assim, ele fechou a loja e se dedicou a formar uma equipe de consultoras. Seabra estava certo e a Natura se tornou uma grande potência em relação à venda de porta em porta utilizando um catálogo de produtos. Inicialmente, a Natura era focada apenas no público feminino. Contudo, em 1979 ela lançou a linha SR N focada no público masculino, o que foi uma grande novidade para a época.
Uma década depois da sua fundação, a Natura já contava com 200 colaboradores e mais de 2.000 consultores. Com o crescimento da empresa, estava na hora de expandir os horizontes internacionalmente. Sendo assim, a primeira incursão da Natura para o exterior foi no Chile, em 1982. Posteriormente, veio a expansão internacional para a Argentina e Peru, em 1992.
Ao longo dos anos, a Natura lançou diversos produtos que permanecem até hoje como, por exemplo, o Chronos (1986), Mamãe e Bebê (1993) e Ekos (2000). Em 2004 a empresa fez a sua abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo e em 2006 a Natura inaugurou sua primeira loja em Paris, na França.
Em seu crescimento, a Natura adquiriu outras empresas. Um exemplo disso, é a aquisição da The Body Shop, que antigamente era do grupo L’Oréal. Já em 2020 ela comprou a Avon e se tornou o quarto maior grupo do mundo no segmento de beleza.