Criada em dezembro de 1985 como uma subsidiária da NORQUISA, a Nortec-Nordeste Química Desenvolvimentos Tecnológicos LTDA, uma pequena célula do que um dia viria a ser a Nortec Química S.A. No ano seguinte é realizado o primeiro acordo da Nortec-Nordeste com a Fiocruz.
Em alguns anos, em 1997, a Nortec-Nordeste Química Desenvolvimentos Tecnológicos LTDA passa a se chamar Nortec Química após algumas reformulações internas. Logo, no ano de 1999, a companhia recebe seu primeiro prêmio do Sindicato da Indústria Farmacêutica.
Já no ano de 2002, a empresa é marcada por uma nova fase, a entrada do Banco BNDES, tornando-se assim uma Sociedade Anônima, e dando início ao seu projeto de expansão, construindo sua terceira unidade de síntese química. Neste mesmo ano também é iniciado uma Unidade de Tratamento de Efluentes, projetada pela Coordenação de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Posteriormente, após ser a primeira empresa qualificada com o programa destinado a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Profarma, em 2004, e ser indicada pelo Ministério da Saúde para participar de projetos de parceira Público-Privada, em 2009, no ano de 2011, a companhia se torna a única fabricante no mundo de Benznidazol – insumo destinado ao tratamento de Chagas.
No ano seguinte, a companhia realiza um investimento avaliado em mais de R$50 milhões para a duplicação de uma de suas unidades, e em 2016 é reconhecida internacionalmente por seu projeto de inovação na Fronteira do Conhecimento, junto à UFRJ.
Por sua vez, 2017 é marcado pela inauguração de duas novas unidades produtivas. Em 2018, buscando expansão da capacidade produtiva de seus labpratórios, um novo contrato com o BNDES é fechado.