A M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa líder no segmento em que atua, ou seja, venda de biscoitos e massas em geral. Presente em todos os estados brasileiros, a empresa possui mais de 65 anos de experiência no setor alimentício.
Através das várias marcas que possui, como Vitarella, Piraquê, Medalha de Ouro, Richester, Fortalez, Finna e Adria, a M. Dias Branco comercializa biscoitos, farinhas, massas, farelo de trigo, margarinas, torradas e misturas para bolos.
Uma das características que agrega valor à empresa é a eficiência e verticalização, onde a Companhia é responsável pela produção de grande parte das matérias-primas que utiliza, além de controlar, também, os processos relacionados à distribuição dos produtos.
Em números, isso significa, por exemplo, que 85% da farinha de trigo que a empresa utiliza é produzida pela própria Companhia. Inclusive, por conta da fabricação de farinha de trigo, a empresa é considerada a terceira maior produtora do alimento no Brasil.
Além disso, a M. Dias Branco também é responsável por produzir 98,7% da gordura vegetal utilizada nos processos de fabricação.
Ao todo, a empresa possui mais de 38 centros de distribuição em todo o Brasil, além de 15 plantas industriais e, aproximadamente, 14 mil colaboradores. Apesar da atuação geral em todo o Brasil, a M. Dias Branco possui maior participação nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
Dentre os principais produtos comercializados pelas 11 marcas que fazem parte da M. Dias Branco estão:
Recheados
Crackers e Água e Sal
Wafers,
Maria e Maisena
Secos e Doces
Amanteigados
Salgados
Rosquinhas e outros
História da empresa
A história da M. Dias Branco teve início em 1936, no Ceará. Manoel Dias Branco foi o responsável por adquirir uma padaria, a Imperial, e a partir da compra, passou a fabricar biscoitos, macarrão e pães da marca Imperial.
A padaria cresceu e ampliou os serviços e Manoel Dias, consequentemente, investiu na instalação de maquinário próprio para a fabricação de macarrão da empresa. Ao mesmo tempo, o empresário decidiu, junto com os irmãos, abrir uma sociedade, empresa deram o nome de M. Dias Branco & Irmãos.
Com o crescente processo de produção, a simples padaria – que fabricava macarrão, pães e biscoitos – passou a ser uma fábrica especializada na fabricação de massas e biscoitos. Após dois anos, Francisco Ivens de Sá Dias Branco entrou para a sociedade dos irmãos e, com isso, a fábrica passou a se chamar M. Dias Branco & Cia ltda.