Participação em Sociedades P/ Exploração Serviços de Energia Elétrica
Sobre a empresa
A Light é uma empresa integrada do setor de energia elétrica e atua nos segmentos de geração, distribuição e comercialização de energia. O Grupo Light tem sede no Rio de Janeiro e é constituído pela holding Light S.A. e suas 11 controladoras diretas.
Sua área de atuação abrange cerca de 26% do território do estado, com cerca de 64% da população total do estado do Rio de Janeiro sendo atendida pela empresa. Ao todo, dos 92 munícipios, a Light atua em 31 deles, atendendo sua base de clientes de cerca de 4,5 milhões de pessoas.
Em 2019, a companhia foi responsável por atender uma demanda de consumo da classe residencial em 30,4%, representando a maior parte de seus clientes. Em seguida, a Light atendeu a classe comercial, responsável por 28,5% e a classe industrial, com 18%. O restante está distribuído em outras classes.
A Light também atua no mercado oferecendo soluções em energia. Distribuidora de energia em terras fluminenses, a empresa também atua desenvolvendo projetos de energia e assessoria a consumidores livres e também para os cativos.
História da empresa
Fundada em 1899, a Light é uma empresa com mais de cem anos de história. Suas primeiras atividades aconteceram em 17 de julho daquele ano, na Usina Hidrelétrica Parnaíba, localizada no Rio Tietê, em São Paulo.
Buscando atuar no Rio de Janeiro, até então capital federal, em 9 de junho de 1904 foi criada a The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Co. Ltd., com autorização para atuar no estado em 1905.
O serviço de fornecimento de energia elétrica ao estado do Rio de Janeiro teve início em 30 de julho de 1907, mesmo ano em que a companhia adquiriu companhias de carris urbanos e unificou este serviço, sendo responsável por ele até 1963. Neste período observou-se também o desenvolvimento da cidade e surgimento de bairros como Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon.
Durante a década de 1970, a Light passou a ser uma empresa estatal. A medida tomada representava uma nova estratégia do governo, que desejava a nacionalização dos sistemas elétricos do país durante o período da Ditadura Militar.
Os anos seguintes foram marcados por uma reestruturação da empresa. A operação da empresa em São Paulo foi adquirida pelo governo do estado, dando origem a Eletropaulo. Por outro lado, a parte fluminense da companhia era uma das mais importantes estatais cariocas, responsável pelo fornecimento de energia a diferentes e importantes localidades.
Após um período de administração governamental, a Light foi privatizada em maio de 1996, após um leilão na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. A partir daí, seu controle acionário passava a um consórcio formado por três multinacionais e pela Companhia Siderúrgica Nacional.
Durante o século 21, a Light passou por uma série de reestruturações societárias, marcadas por compras e vendas de pedaços da sociedade. Atualmente, a Light é uma empresa privada, sociedade anônima cotada na Bolsa de Valores de São Paulo.