A João Fortes Engenharia é uma empresa do ramo imobiliário e atua como incorporadora e construtora. Fundada em 1950 pelo engenheiro João Machado Fortes, a empresa começou a atuar com sede no Rio de Janeiro e, a partir da década de 1970 seus negócios se expandiram para outros estados.
Dessa forma, a companhia – que também atua como construtora para terceiros – é responsável por construir desde edifícios residenciais e comerciais, além de escolas, cinemas, clubes, hospitais, shoppings e vários outros tipos de negócios imobiliários.
Durante a sua história, a João Fortes Engenharia registrou empreendimentos realizados em vários lugares diferentes do Brasil, o que só foi possível devido a uma gestão sólida e racional de recursos humanos e tecnológicos, o que consolidou o ‘know-how’ empresarial no mercado da construção civil.
A empresa possui quadro próprio de engenheiros e funcionários gabaritados e em sintonia com suas tarefas, que são desenvolvidas por todos os setores da construtora. A equipe de colaboradores procura trabalhar sempre de forma integrada e harmônica, dentro de padrões de procedimentos e diretrizes que são definidos de forma constante.
Nesse sentido, a João Fortes destaca-se por participar intensamente da Construção Civil, agindo como incorporadora e construtora, com empreendimentos próprios e de terceiros, em importantes cidades brasileiras, como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Salvador, João Pessoa, Belém, Fortaleza e outras.
A João Fortes Engenharia é uma empresa brasileira que atua no setor imobiliário, dedicando-se a todas as etapas da construção de um empreendimento próprio ou de terceiros. Foi fundada em 10 de outubro de 1950, pelo engenheiro João Machado Fortes, sob a razão social de J. Fortes & R. Pereira Ltda.
A empresa abriu seu capital em 1973, tornando-se líder em seu segmento, sendo reconhecida como a maior construtora do país. As décadas seguintes foram marcadas por algumas conquistas que fizeram com que a construtora se tornasse em uma das mais tradicionais e respeitadas do ramo imobiliário.
Em 2006, a companhia começou um processo de reestruturação em várias áreas, em busca da modernização e adequação às exigências do mercado de capitais. No ano seguinte, a Sociedade Brasileira de Organização e Participações Ltda (SOBRAPAR) adquiriu 40,05% do capital social da empresa, assumindo o controle da João Fortes Engenharia.
O ano de 2007 marcou uma nova investida da empresa, passando a atuar como investidor em novos empreendimentos e em outros já existentes. Assim, a empresa precisou de um aporte financeiro para investimentos necessários para os novos negócios da construtora.
A empresa passou por um período de turbulências e dificuldades financeiras até entrar em recuperação judicial em abril de 2020, sob a justificativa de se encontrar em crise há 8 anos e, que essa crise teria sido acentuada com a chegada da pandemia do novo coronavírus.