Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Você precisar ser um assinante para comentar
Dados da Empresa
CNPJ
15.141.799/0001-03
Valor de Mercado
R$ 3,1 bi
Quantidade de Ações
353,17 mi
Segmento de Listagem
BOVESPA NÍVEL 1
Data de IPO
01/01/1977
Indicadores Chave
P/L
13.21
P/VP
1.29
DY
3.91%
Tag Along
80.00%
Free float
45.82%
Selo de Viabilidade
Saiba se o ativo é viável ou é bomba
8rnv2e
75fcso
0daqjd
q25h7b
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Carregando dados
Carregando dados
A Ferbasa – Cia Ferro Ligas da Bahia – é uma empresa brasileira focada na produção de ferro-ligas, sendo a única produtora integrada de ferro-cromo com atuação nas Américas. Além disso, é uma companhia dolorizada, ou seja, que possui maior valorização quando a moeda norte-americana está em alta.
Em outras palavras, as empresas dolorizadas são empresas que possuem receita em dólares, como as que trabalham com papel e celulose, por exemplo. Atualmente, a Febrasa detém praticamente todas as reservas de cromita do Brasil, onde é focada na fabricação e comercialização de ferro-ligas.
Possui atuação verticalizada, bem como eletrointensiva, além de atuar de forma relevante em relação à responsabilidade socioambiental. Basicamente, a empresa possui atividades nos setores de produção de energia elétrica renovável, além de atuar também na metalurgia, mineração e produção florestal.
A Febrasa possui cerca de 95% das reservas de cromita do Brasil, além de trabalhar com um território direcionado para a fabricação de cal virgem e possui, também, quatro minas de quartzo. Ao todo, a empresa detém 14 fornos reservados para redução.
O portfólio de produtos da empresa inclui as quatro principais classes de ferroligas. Ou seja, a companhia trabalha com ferro silício – que se divide nas classes 75% de pureza e cromo – além das ligas de ferrocromo, que representam o alto e baixo carbono.
Sendo assim, um dos principais objetivos da companhia é produzir variados tipos de ferro-ligas de alta qualidade, auxiliada com o máximo de eficiência possível, bem como menor custo de produção. A produção de ferro-ligas é o produto final de maior lucratividade da empresa.
Como possui um processo de produção verticalizado, a Ferbasa utiliza quase todas as matérias-primas que necessita para a produção dos próprios produtos. Com isso, a companhia não precisa dispor de altos investimentos para auxiliar nos processos de produção. Para comprar energia, por exemplo, a Ferbasa mantém um contrato com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, onde consegue preços baixos para a produção.
Quando sobram produtos dos processos produtivos de ferro-ligas, a Ferbasa comercializa com outras empresas. Dentre os principais produtos comercializados destacam- se a areia cromita, a madeira, o cal, escórias e energia elétrica.
Na produção florestal, a Ferbasa possui um território com 64 mil hectares, onde 25 mil deles são focados no plantio de eucalipto. Na Bolsa de Valores, a companhia está listada sob os códigos FESA3 e FESA4, e no mercado fracionário com os códigos FESA3F e FESA4F.
A história da Ferbasa teve início em 1961, quando o engenheiro José Cargosinho de Carvalho Filho fundou a empresa no município de Campo Formoso, na Bahia. Os complexos minerais da empresa, se encontram no mesmo local de fundação da companhia e o Parque Industrial fica localizado em Pojuca, também na Bahia.
Desde a fundação, a empresa possui atuação em vários setores, como energia renovável, metalurgia, recursos florestais e mineração. Por conta da ampla atuação, além da metodologia verticalizada, a Ferbasa adquiriu reconhecimento no mercado. O reconhecimento também é proporcionado pelo desenvolvimento de produtos de qualidade, bem como pela preocupação com os aspectos socioambientais.
Atualmente, a empresa se enquadra como líder na fabricação de ferro-ligas, além de ser a única fabricante integrada de ferro-cromo em todas as Américas. Além disso, a Ferbasa está classificada entre as 10 maiores empresas presentes na Bahia.
Em 2018, após realizar a aquisição do Complexo Eólico BW Guirapá, a empresa passou a destinar a energia produzida para o Ambiente de Contratação Regulado. Por ser uma empresa dolorizada, além de possuir forte presença no território nacional, a Ferbasa possui suas operações direcionadas às alterações que ocorrem com o dólar.