A Enauta é uma empresa de capital aberto, controlada pelo Grupo Queiroz Galvão, que atua na exploração de petróleo, óleo e gás natural. Possui como principal público empresas no setor industrial e de transporte, bem como indústrias.

Para a produção, a empresa detém de blocos em bacias do litoral do litoral brasileiro, como na Bacia de Santos, Campo de Atlanta, Bacia Sergipe-Alagoas e Bacia de Camamu-Almada. Além disso, como parte das operações em outras companhias, a Enauta também possui participação em mais 13 blocos de extração de petróleo.
A produção de petróleo em estágio inicial ocorre em dois blocos de extração, sendo um no campo de Manati, litoral da Bahia, e o outro no litoral do Rio de Janeiro, no campo de Atlanta. No caso do campo de Manati, descoberto em 2000, a produção só foi iniciada em 2007. Atualmente, o campo se enquadra como um dos maiores de gás natural não associado em produção no Brasil.
A história da Enauta teve início, em 1998, quando a empresa ainda era conhecida como Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP). Atualmente, a empresa é controla pela Enauta Energia, antiga Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. Assim que foi fundada, a empresa deu início à elaboração do portfólio de Produção e Exploração.

O primeiro campo utilizado para produção inicial de exploração do petróleo foi descoberto em 2000, denominado Campo do Manati. A região representa para a empresa cerca de 40% da reserva de gás produzido na Bahia. Apesar de ser descoberto no ano 2000, a produção de gás só teve início em 2010.
Ainda em 2010, a Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) foi fundada, possibilitando a abertura de atividades que, até então, eram realizadas pela Queiroz Galvão Óleo e Gás (QGOG). A abertura de capital da empresa aconteceu, em 2011, onde foi possível a captação de R$ 1,5 bilhões.
Já em 2013, a empresa adquiriu oito Blocos Exploratórios após participar ativamente da 11ª Rodada de Licitações da ANP. Logo mais, em 2019, a empresa mudou a razão social para o que conhecemos hoje, se tornando então a Enauta.
Ainda em 2019, a Enauta lançou a série Mar Brasil – uma iniciativa sustentável sobre o litoral brasileiro – além de adquirir 3 novos blocos no processo de produção, na Bacia Sergipe-Alagoas. Recentemente, em 2020, o Campo de Atlanta atingiu 10 milhões de barris de petróleo produzidos.
