Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Comentários
Você precisar ser um assinante para comentar
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Você precisar ser um assinante para comentar
Dados da Empresa
CNPJ
15.115.504/0001-24
Valor de Mercado
R$ 564 mi
Quantidade de Ações
47,87 mi
Segmento de Listagem
BOLSA
Data de IPO
23/12/1970
Indicadores Chave
P/L
-4.72
P/VP
0.96
DY
1.50%
Tag Along
Desconhecido
Free float
28.35%
Selo de Viabilidade
Saiba se o ativo é viável ou é bomba
Não é viável para o método de Graham
r0andum
1kvg3
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Carregando dados
Carregando dados
A Tronox Pigmentos do Brasil é considerada a segunda maior empresa em volume de produção de pigmento de Dióxido de Titânio (TiO2) do mundo. Sendo que esse pigmento é fundamental para a produção de tintas de alto desempenho, usadas em imóveis residenciais e comerciais.
Além disso, a substância também é utilizada na confecção de equipamentos médicos, composição de PVC, embalagens para alimentos e outros.
A Tronox faz a comercialização do pigmento por meio das marcas TiONA e TiKON e possui uma grande presença no mercado nacional. Além da produção de dióxido de titânio, a empresa produz ainda:
Atualmente, a companhia conta com 7 fábricas TiO2 distribuídas em cinco continentes, sendo duas plantas nos EUA, uma na Inglaterra, uma na França, uma na Arábica Saudita, uma na Austrália e uma no Brasil. Sendo que no Brasil, a empresa tem três unidades:
A história da Tronox teve início em 1966, com a fundação da Cristal Pigmentos do Brasil S.A, indústria química, produtora de pigmento branco de dióxido de titânio.
Sendo que o projeto teve o apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e do BNDES para a implantação e a produção fixada em 22 mil toneladas por ano.
No ano de 1971 a tecnologia foi adquirida da Laport Indústria Ltda, mas por causa da burocracia de constantes atualizações, o grupo fundador optou por uma associação com a Bayer do Brasil S/A, em 1971.
Em 1978 teve início as obras de ampliação da capacidade para 50.000 t/a de dióxido de titânio. Sendo que essa fase foi concluída no mês de novembro de 1982. Em 1983 a companhia começou a operar na mina do Guaju, responsável pela extração do minério de titânio (ilmenita).
Em resumo, a mina está localizada no Nordeste brasileiro, ocupa uma área de 1.050 hectares e consiste em um complexo de planta flutuante, draga e quatro fixas que produz não só ilmenita, como também zirconita, utilizada na produção de cerâmicas e refratários.
A mina produz ainda rutilo e cianita, o primeiro é aplicado eletrodos de solda e ligas metálicas e o segundo é matéria-prima para refratários.
Posteriormente, no mês de março de 2004 a Millennium Chemicals Inc (controladora indireta da empresa) e a Lyondell Chemical Company assinaram um contrato relacionado com a troca de ações e junções das empresas.
O intuito era criar a terceira maior empresa química norte-americana com ações cotadas no mercado. Em dezembro a Lyondell Chemical Company concluiu a aquisição da Millennium Chemicals Inc.
Já em fevereiro de 2007 a Lyondell divulgou a conclusão de um acordo com a National Titanium Dioxide Company Lta (Cristal), da proposta de alienação pela Lyondell do seus negócios de química inorgânica, dentre eles a Millennium Inorganic Chemicals do Brasil S.A.
A aquisição pela Cristal dos negócios de dióxido de titânio da Lyondell foi concluída em maio de 2007.
O resultado disso é que a Cristal se tornou a nova acionista controladora indireta da companhia, por meio da aquisição do controle direto da Millennium Inorganic Chemicals nos EUA, sendo esta, controlada pela Thann Chimie SAS, empresa que pertence ao Grupo Tasnee.
Alguns anos depois, em 2017, a Tasnee celebrou um contrato para alienação dos negócios de dióxido de titânio de todo o grupo para a Tronox Limited.
Por fim, em 2019 a Tronox completou a aquisição do negócio de dióxido de titânio da The National Titanium Dioxide Company, conhecida como Cristal, sócia majoritária da Cristal Pigmentos do Brasil S.A.