A Companhia Energética do Ceará – Coelce, que agora é conhecida como Enel Distribuição Ceará, é uma empresa que atua na geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia elétrica.
O nome Coelce, ainda é o que conta na Bolsa de Valores brasileira. Ao todo, a companhia atende mais de 4 milhões de unidades consumidoras, localizadas em mais de 180 municípios.
A empresa é controlada pela Enel Brasil, que possui 74,05% do capital total, além de 97,91% do capital votante da Coelce. Negociada na bolsa de valores brasileira desde 1995, a Enel Distribuição Ceará atua como uma empresa de distribuição de energia elétrica, com sede em Fortaleza.
Ou seja, a companhia possui atuação em todos os 184 municípios do estado do Ceará, o que totaliza 148.825 km² de abrangência territorial. Por conta disso, a empresa é classificada como a terceira maior distribuidora da Região Nordeste, quando o assunto é volume de energia comercializado.
Em 2012, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), considerou a Coelce como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil. Basicamente, a estrutura da empresa é composta da seguinte forma:
uma central de atendimento emergencial, localizada em Messejana;
seis unidades administrativas em diferentes regiões do Estado;
201 lojas de atendimentos;
Além disso, os segmentos de atendimento da Enel Distribuição Ceará se subdividem em: residencial, rural, comercial, institucional e industrial.
Controladora Enel
A Enel é uma empresa privada do setor elétrico brasileiro, considerada a maior no segmento em que atua. Isso porque a companhia possui atuação em toda a cadeia energética, com atividades que envolvem a geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de soluções em energia.
Com uma rede de quatro distribuidoras nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Ceará e São Paulo, a Enel leva energia para cerca de 17 milhões de clientes residenciais, industriais, comerciais, rurais e do setor público.
A empresa é líder no quesito geração de energia solar, principalmente na capacidade instalada e portfólio de projetos. Basicamente, a Enel está entre os maiores players eólicos do mercado brasileiro e, além disso, opera a maior planta solar do Brasil, Nova Olinda, localizada no estado do Piauí.
Além do mais, a empresa possui:
Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s)
Usina Hidrelétrica em Goiás;
Usina termelétrica de ciclo combinado (gás e vapor) no Ceará.
Com isso, a empresa se classifica como uma das maiores companhias de energia elétrica das Américas, onde possui um amplo portfólio de plantas de geração de energia, atuando em 12 países – incluindo Canadá até os Andes Centrais.
A companhia abastece ainda as maiores cidades da América do Sul, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bogotá, Buenos Aires, Santiago e Lima. Por fim, a Enel produz eletricidade no Marrocos e na África do Sul, desde 2015.
História da empresa
A Enel Distribuição Ceará, anteriormente conhecida como Companhia Energética do Ceará (Coelce) foi fundada em 1971, após quatro empresas de distribuição de energia elétrica do Ceará se unirem.
A princípio, existia a companhia de Eletricidade do Cariri (CELCA), Eletrificação Centro-Norte do Ceará (CENORT), Companhia Nordeste de Eletrificação de Fortaleza (CONEFOR) e Companhia de Eletrificação do Nordeste (CERNE) que, após a unificação, formaram a Companhia Energética do Ceará.
Em 1998, a Coelce foi privatizada e, atualmente, é controlada pela holding Enel Brasil. A empresa está listada na Bolsa de Valores brasileira, onde a Enel detém 56,6% do capital total e 91,66% do capital votante.
Após a unificação das quatro empresas de energia elétrica do Ceará, a Coelce passou a ser a única concessionária de distribuição de energia elétrica dos municípios cearenses. Inicialmente, a empresa era estruturada por 228 redes de distribuição, 6.077 km de linhas elétricas e 30 subestações com 190,5 MVA de potência instalada.
Depois de ações focadas no processo de expansão da companhia, a Coelce já havia dobrado o número de subestações e, com isso, passou a ter 676,0 MVA de potência, 806 km de redes de distribuição com 470,1 MVA de capacidade instalada, além de atender a mais de 670.487 clientes.
Atualmente, as atividades da empresa são fiscalizadas e regulamentadas pelas agências reguladoras ARCE e ANEEL.