Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Comentários
Você precisar ser um assinante para comentar
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Você precisar ser um assinante para comentar
Dados da Empresa
CNPJ
33.050.071/0001-58
Valor de Mercado
R$ 3,3 bi
Quantidade de Ações
380,03 mi
Segmento de Listagem
BOLSA
Data de IPO
15/08/1969
Indicadores Chave
P/L
3.34
P/VP
0.39
DY
0
Tag Along
Desconhecido
Free float
0.19%
Selo de Viabilidade
Saiba se o ativo é viável ou é bomba
m78209
iln9ap
snz1td
ojml8l
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Carregando dados
Carregando dados
Não recomendado
A Ampla Energia e Serviços é uma distribuidora de energia elétrica, controlada pela Enel Brasil. Sendo que desde 2016 a Ampla Energia e Serviços passou a usar a marca Enel Distribuição Rio.
O uso dessa marca faz parte da medida de padronização corporativa adotada pela Enel Brasil e inclui outras companhias do grupo.
A empresa realiza a distribuição de energia para mais de 66 municípios no estado do Rio de Janeiro, o que equivale a mais de 70% do território do Rio.
Dessa maneira, a Ampla Energia e Serviços atende a cerca de 3 milhões de unidades consumidoras, o que corresponde a cerca de 8 milhões de habitantes.
A empresa conta com um total de 1.046 funcionários e está listada na bolsa no setor de Utilidade Pública e no segmento Energia Elétrica.
Um detalhe importante é que mais de 99% do capital votante da empresa estão nas mãos da sua controladora, apenas as ações restantes estão disponíveis para negociação da bolsa de valores brasileira.
Sendo que as ações da empresa são todas ordinárias e possuem tag along de 80%.
A holding Enel Brasil, que controla a Ampla Energia e Serviços (atual Enel Distribuição Rio), foi oficialmente fundada no Brasil em 2005. Porém, a história da empresa começou bem antes.
Isso porque, a Enel foi fundada em 1962 na Itália. No ano de 1966 a Enel adquiriu a Ampla Energia em um leilão de privatização.
Depois dessa aquisição, várias outras foram realizadas ao longo dos anos, o que possibilitou a expansão e a diversificação do catálogo de produtos da empresa. Ainda em 1996 as ações da Ampla passaram a ser negociadas na bolsa brasileira.
Depois que a Ampla Energia e Serviços foi adquirida pela Enel, alguns dos seus serviços foram transferidos para a Endesa e a Prátil. Alguns dos serviços transferidos foram: seguros, assistência residencial, título de capitalização e planos odontológicos.
Já em 2005 houve a constituição da Enel Brasil com o intuito de centralizar as participações societárias do grupo Enel no Brasil, através de uma holding. Com isso, a empresa estava se preparando para as futuras expansões.
Em 2007 a Enel, então controladora indireta da Enel Brasil, deu início à consolidação da sua participação na holding brasileira.
Através de uma oferta pública no exterior, a Enel SpA comprou a totalidade de ações de emissão da espanhola Endesa, que na época era acionista controladora indireta da Enel Brasil.
Já em 2009, o controle da Enel em cima da Enel Brasil foi ampliado, por meio da aquisição de 92,06% do capital social e votante da Endesa.
Alguns anos depois, em 2014, a Enel adquiriu a participação da Endesa em sociedades na América Latina, o que incluiu a Enel Brasil. Com isso, a companhia espanhola foi excluída do mercado acionário brasileiro.
Em 2018, a empresa foi reconhecida pelo Guia Exame de Sustentabilidade como a Empresa Mais Sustentável do Ano.
Esse reconhecimento deriva do fato de que a empresa conta com uma alta aplicação no trabalho com fontes renováveis, dá atenção às questões climáticas e conta com mais de 250 projetos de geração de renda criados pela empresa.