A Cambuci é uma empresa multinacional brasileira, ou seja, que atua em diversos países, mas possui sede no Brasil. De modo geral, a multinacional possui duas marcas de materiais esportivos, a Penalty e a Stadium, onde a empresa é especialista na fabricação de roupas, acessórios e calçados esportivos.
A companhia fornece produtos para variados segmentos esportivos, sendo a única marca sul-americana aprovada internacionalmente por órgãos esportivos a distribuir seus produtos para o futebol e futsal (FIFA), vôlei (FIVB), handebol (IHF) e basquete (FIBA).
Atualmente, a Cambuci possui fábricas em São Roque, município de São Paulo, e exporta para 14 países, como Argentina, Chile, Japão e Espanha. Inclusive, na Espanha, a empresa instalou um escritório para facilitar o alcance dos demais mercados da Europa.
Dentre os produtos mais comercializados por meio das duas marcas de materiais esportivos, Penalty e Stadium, estão: bolas, calçados, meias e luvas. Em sua maioria, os produtos esportivos fabricados pela empresa são constantemente testados, inclusive por atletas profissionais.
Por meio disso, a empresa busca a aprovação das principais federações e confederações esportivas do mundo, para que assim possa comercializar seus produtos com maior credibilidade.
A Cambuci possui tanto ações ordinárias quanto preferenciais, estando listada na Bolsa de Valores sob o código CAMB3.
História da empresa
A história da Cambuci teve início em 1945, quando quatro irmãos – Victório, Eduardo, Mario e Ernesto Estefano – decidiram fundar juntos, no bairro do Cambuci, em São Paulo, uma empresa, a Malharia Cambuci S.A. A princípio, a malharia era especializada na confecção de artigos de vestuário masculino e feminino.
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Mais tarde, em 1968, os filhos de Eduardo decidiram mudar o rumo da empresa e começaram a apostar no mercado esportivo. Assim, naquele ano, Eduardo, Ricardo e Roberto Estefano assumiram a empresa.
A primeira marca desenvolvida pela Cambuci foi a Penalty, em 1970. A Penalty foi criada com o intuito de desenvolver produtos para a prática de futebol. O sucesso da marca foi tão grande que, em pouco tempo, a empresa transferiu a sede da marca, que ficava em Cambuci, para um espaço maior, localizado no interior de São Paulo, em São Roque.
Ainda na década de 70, a Cambuci fechou parceria com o São Paulo Futebol Clube, que passou a utilizar os produtos da marca Penalty e contribui para o crescimento da empresa. Antes mesmo que a década de 70 chegasse ao fim, a empresa fechou parceria com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), em 1979, mesmo ano em que a entidade foi criada.
Com o início da década de 80, a Cambuci se consagrou como a maior fabricante de bolas do Brasil. No mesmo período, a empresa se tornou uma sociedade de capital aberto e adquiriu os direitos de fabricação dos calçados fabricados pela marca Asics e raquetes e bolas de tênis Wilson e Donnay. Com isso, a empresa conseguiu padrões de fabricação igualados aos padrões internacionais.
Já nos anos 90, a Penalty se consolidou na América do Sul como uma das marcas oficiais das principais confederações e federações de várias modalidades esportivas. Como patrocinadora do São Paulo Futebol Clube, a marca vestiu o time na conquista do bicampeonato da Libertadores da América e do bicampeonato Mundial Interclubes, em 1992 e 1993.
Além do São Paulo Futebol Clube, outros times também passaram a vestir a marca Penalty, como o Grêmio de Football Portoalegrense e a Seleção Brasileira de Futsal. Os times trouxeram para a Cambuci reconhecimento global na modalidade, aumentando o prestígio da empresa frente às outras marcas.
Ainda na década de 90, o consumo de material esportivo teve um aumento exponencial, atrelado à abertura das importações no Brasil. Com isso, o nível de exigência, já que diversas marcas internacionais começaram a entrar no país, cresceu muito.
A Cambuci, por sua vez, passou a intensificar sua atuação no mercado e inaugurou fábricas na Bahia e na Paraíba, além de ampliar seu portfólio de produtos. Dessa forma, a empresa desenvolveu novas tecnologias para fabricação de seus produtos, como bolas, calçados, equipamentos e acessórios esportivos.
O alto investimento da Cambuci na fabricação e manutenção da marca Penalty fez com o que a empresa estivesse frente a frente com as gigantes internacionais. Além disso, sua forte presença em território brasileiro contribui para que a marca se expandisse para outros continentes, como América, Ásia, África e Europa.