Produção de Produtos Químicos. Utilidades. Energia Elétrica E Outros;prestação de Serviços Industriais;participação em Outras Sociedades;locação de Bens; Representação/consignação de Produtos Químicos
Sobre a empresa
A Braskem é uma empresa brasileira, controlada pelo Grupo Odebrecht, onde a Petrobras possui forte participação. O setor de atuação da companhia é o petroquímico, com foco de produção de resinas termoplásticas. Atualmente, a empresa é considerada líder no segmento em que atua, sendo uma das maiores no mundo e a maior da América Latina.
Além do Brasil, a Braskem também possui operações nos Estados Unidos e negociações em mais de 70 países. Nos EUA, por exemplo, a empresa é considerada a maior fabricante de polipropileno.
Na bolsa de valores brasileira, a Companhia está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3, além de atender requisitos do nível 2. Além disso, a empresa possui ações ordinárias (código BRKM3) e ações preferenciais (BRKM5 e BRKM6). A empresa também está presente nas bolsas de valores de Madri e Nova York.
De forma geral, a empresa atua de maneira direta nos processos de produção, onde oferece matérias-primas para a indústria da transformação. A indústria de transformação é a responsável por, por exemplo, atender as necessidades em relação à alimentação, transporte, habitação, etc.
Sendo assim, os principais segmentos de mercado em que a empresa atua, oferecendo matérias-primas, são:
Adesivos;
Agronegócio;
Borrachas;
Construções.
Em relação aos produtos, a Braskem oferece um amplo portfólio de produtos petroquímicos e químicos, onde disponibiliza matérias-primas essenciais para os processos de produção dos clientes que possui.
A história da Braskem, de certa forma, é recente. Isso porque, a empresa foi fundada, em 2002, após a fusão de seis empresas do Grupo Odebrecht. Assim, a Copene, OPP, Nitrocarbono, Polialden, Trikem e Proppet viraram a Braskem, especializada no setor petroquímico.
Desde a fundação, a Companhia anunciou que os processos produtivos seriam voltados para a sustentabilidade, focada em contribuir com o meio ambiente. Um após a fundação, em 2003, as ações da empresa já estavam listadas na bolsa de valores de Madri, sendo uma das empresas que mais obtiveram valorização na bolsa de valores de Nova York.
Por conta do foco no trabalho sustentável, em 2005, a Braskem entrou para o índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa. No mesmo ano, a empresa estabeleceu, com a Petrobras, uma parceria para a construção de uma nova fábrica de polipropileno e, em 2006, realizou a compra da Politeno.
Já em 2007, a Braskem ampliou o portfólio de ativos químicos e petroquímicos, após comprar produtos do Grupo Ipiranga. No mesmo ano, lançou o primeiro produto exclusivo, o polietileno verde. Em 2008, ocorreu a inauguração da unidade empresarial em Paulina, em união com a Petrobras.
Em 2009, a Companhia inaugurou uma Joint Venture, a Braskem-Idesa, especializada na produção de polietileno no México. Já em 2010, a empresa fez diversas aquisições, além de lançar mais um produto exclusivo. No mesmo ano, comprou a Quattor (Estados Unidos) e lançou o selo “l m green” TM.
Em 2011, a Braskem se tornou líder na produção de polipropileno nos Estados Unidos e líder mundial de biopolímeros, após comprar ativos de mais empresa norte-americana, a Dow Chimicals.
Mais tarde, em 2013, a Companhia se tornou parte do índice Dow Jones de Sustentabilidade, onde passou a aplicar grande parte dos investimentos em robótica como forma de realizar pesquisar em biotecnologia. Com o passar dos anos, o crescimento da Braskem só aumento, proporcionando diversificação e melhoria no portfólio de produtos.