O Banco Pan, antigo Banco PanAmericano, é uma instituição financeira brasileira, controlada pela Caixa Econômica Federal e o BTG Pactual. Com sede em São Paulo, o Banco Pan é um dos principiais bancos médios do país. Possui como foco pessoas físicas, ofertando serviços, como: crédito consignado, financiamento de veículos, cartão de crédito institucional e seguros.

Além disso, o Banco Pan oferece opções de investimento em renda fixa, além do banco digital. Em geral, a instituição financeira está presente em todas as capitais do Brasil e nas principais cidades do país, com 60 postos de atendimento.
Para auxiliar na oferta dos serviços bancários, o Banco conta com parceiros que otimizam e impulsionam a diversificação de crédito. São parceiros como correspondentes bancários, lojas multimarcas de veículos novos e usados, concessionárias autorizadas e parceiros imobiliários.

A história do Banco Pan começou, ainda em 1980, quando o banco se chamava PanAmericano. Inicialmente, a instituição financeira foi fundada por Sílvio Santos, empresário e apresentador brasileiro.
Na época em que foi fundado, o banco tinha como objetivo oferecer crédito às pessoas interessadas em adquirir produtos que eram ofertados nos programas apresentados por Silvio Santos.

Após a fundação, em 1990, o Banco PanAmericano já era considerado como uma das instituições financeiras mais bem sucedidas do Grupo Sílvio Santos.
Então, o Banco Pan, surgiu, de fato, após a aquisição feita pelo BTG Pactual de todas as ações do PanAmericano, antes pertencentes ao Grupo Sílvio Santos. Com a aquisição, o BTG passou a controlar o PAN com a Caixapar, através do Acordo de Acionistas da Companhia.
Ainda em 2011, a empresa passou por mudanças, focadas na retirada de parcerias entre acionistas colaboradores. Além disso, foram elaborados Acordos de Cooperação Operacional e Comercial entre as três instituições.
