O Banco Mercantil do Brasil é uma instituição financeira que possui serviços financeiros diversificados para todas as classes de clientes. Portanto, o banco atua tanto com pessoas jurídicas quanto com pessoas físicas, sendo considerado um banco de porte médio.
Fundado em 1943, em Minas Gerais, o banco começou a crescer por volta da década de 60, 70 e 80. Isso porque o Banco Mercantil passou a investir na incorporação de vários outros estabelecimentos bancários.
Atualmente, o banco ocupa a oitava posição entre os bancos privados, em relação aos depósitos totais, de acordo com um levantamento feito pelo Banco Central (Bacen). Ao todo, a instituição financeira conta com mais de 200 pontos de atendimento.
Dentre os principais serviços bancários, o Banco Mercantil oferece opções de investimento, crédito, corretagem de seguros, intermediação de títulos, câmbio, distribuição de valores e valores mobiliários.
O banco possui presença em 143 cidades, com 25 postos de atendimento eletrônico, 200 agências, 3 plataformas e 2 unidades de negócio. Apesar disso, o Sudeste brasileiro é a região onde o Banco Mercantil mais concentra suas operações, com cerca de 80% das agências localizadas, especialmente, em Minas.
Recentemente, o banco abriu, nas Ilhas Cayman, uma agência internacional. Estas ilhas são conhecidas como “paraíso fiscais”. O principal objetivo do banco ao abrir agência é oferecer aos clientes opções de produtos internacionais.
História da empresa
A história do Banco Mercantil de Investimentos teve início em 1943, quando o banco foi fundado na cidade de Curvelo, Minas Gerais.
Entre as décadas de 1950 e 1970, o banco incorporou o Banco Industrial de Minas Gerais, fez a aquisição do Banco Santa Cruz e Banco Metrópole e realizou a aquisição dos Bancos Industrial de Campina Grande e Mercantil do Brasil.
Com a entrada da década de 1980, o Banco Mercantil se consolidou em Minas Gerais e, além disso, foi reconhecido no setor bancário e financeiro de todo o país.
Em 2014, o banco venceu o Leilão INSS em Minas Gerais e no interior de São Paulo e, a partir disso, passou a atuar no atendimento aos beneficiários do INSS.
Já em 2016, o banco expandiu as oportunidades de negócios e, em 2018, conseguiu a certificação ISO 9001 para Agência Matriz, certificando a qualidade de atendimento da instituição.