Industria farmacêutica líder e pioneira no mercado, a Blau trabalha com medicamentos de alta complexidade, focando nos segmentos de imunologia, hematologia, oncologia, nefrologia, especialidades, e antibióticos. Engloba o fornecimento de medicamentos para hospitais, clínicas privadas e centros de saúde especializados em quimioterapia e hemodiálise, além de instituições públicas.
Sua área de atuação abrange atualmente 6 países no continente americano, além do Brasil, sendo esses: Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Estados Unidos. Possuindo até o momento cinco plantas industriais, destinadas à produção de medicamentos. Dentro do país, possui 4 instalações localizadas nas cidades de Cotia, Caucaia, São Paulo e Anápolis.
A Blau está segmentada em 4 unidades de negócio:
Produtos Biológicos – Medicamentos produzidos por biossíntese;
Oncológicos – Medicamentos orais ou injetáveis, destinados a diversas áreas, incluindo o tratamento de câncer.
Especialidades – Onde se encontram os produtos usados no cotidiano de um hospital. Englobam antibióticos, relaxantes musculares, anestésicos, e especializados em doenças infecciosas.
Outros – Formada por aqueles medicamentos sob prescrição médica, varejo, não varejo, dermo-medicamentos, entre outros.
Estima-se que a companhia possua mais de 7 mil clientes, dentre eles 6 mil hospitais, 500 clínicas oncológicas e mais de 500 centros de nefrologia; contando em seu portifólio com marcas renomadas e diversas.
Líder no seguimento institucional, a Blau foi fundada em dezembro de 1987 por Marcelo Hahn, atual membro do conselho e CEO da companhia, que na época buscava empreender em algum mercado ainda pouco explorado dentro do Brasil. Logo, no ano de 1992, deu-se início ao plano de expansão da companhia em produzir seus próprios medicamentos de alta complexidade.
Em 1995 foi inaugurada a primeira unidade em Caucaia, localizada em Cotia (SP), sendo esta dedicada a fabricação de oncológicos. Entre os anos de 2002 a 2005, acompanhando ao constante crescimento da empresa, foi obtido a licença para uma segunda indústria, essa dedicada à produzir medicamentos injetáveis, biológicos, biotecnológicos e anestésicos.
A terceira planta industrial foi estabelecida em 2011, focada na produção de antibióticos e medicamentos hospitalares; além disso, no mesmo ano a companhia alterou sua razão social, passando a se chamar Blau Farmacêutica S.A., dando mais um passo em seu projeto de expansão além do território nacional.
No ano de 2013 houve a inauguração da sede em Uruguai, objetivando a distribuição de medicamentos na América Latina. Em 2016 se iniciou as operações no Chile, Peru e Argentina.
O ano de 2020, por sua vez, foi marcado pela inauguração de um novo centro de pesquisas, a Blau Inventta, e pela compra da Pharma Limirio, para comportar a expansão produtiva da companhia. No ano seguinte, 2021, foi aberta a Oferta Pública Inicial na B3, estreando com relativa alta na bolsa nacional.