Empresa Brasileira Com Sua Atividade Focada No Desenvolvimento E Comercialização de Medicamentos Biotecnológicos Por Meio de Parcerias Estratégicas E Fábrica Própria.
Sobre a empresa
Fundada em 2001, a Biomm é uma empresa biofarmacêutica, considerada como uma das principais companhias brasileiras de biotecnologia. Além disso, a Biomm conta com mais de 20 patentes e relevante experiência internacional.
A fundação da empresa ocorreu a partir da cisão parcial da Biobrás, que na época, em 2001, era considerada a maior produtora nacional de insulina e a quarta produtora mundial. Hoje a Biomm possui um corpo técnico experiente, além de ser pioneira no Brasil em biotecnologia farmacêutica.
Recentemente, a Biomm retomou a produção nacional de insulina com a instalação de uma nova unidade industrial no estado de Minas Gerais, localizada na cidade de Nova Lima. A nova unidade, além de produzir insulina, também vai focar na produção de outros tipos de produtos biofarmacêuticos.
Com sede em Belo Horizonte, a Biomm é a única empresa do segmento biofarmacêutico listada na Bolsa de Valores Brasileira.
História da empresa
A história da Biomm teve início com a Biobrás, empresa pioneira no Brasil em biotecnologia farmacêutica. A Biobrás, foi fundada na década de 70 por empreendedores que investiram na produção de substâncias biológicas, como as extraídas de tecidos animais e vegetais. O intuito dessa extração, era destinar as substâncias para indústrias farmacêuticas, alimentícias e têxtil.
No final da década de 1970, a empresa firmou uma joint venture que, na época, era classificada com uma das principais produtoras mundiais de insulina. A joint venture, neste caso, foi fundada para servir como produtora local de insulinas animais.
Já nas décadas de 80 e 90, a empresa adquiriu de forma integral o controle da joint venture e, a partir disso, passou a desenvolver sua própria tecnologia de produção de insulina humana recombinante, bem como sua propriedade intelectual.
Na época, a companhia era uma das únicas empresas brasileiras que exportava produtos farmacêuticos para diversos países da Europa, Américas e Ásia.
Em 2001, ocorreu a cisão da Biobrás e a criação da Biomm, que passou a deter os principais pesquisadores, as patentes do processo de produção de insulina, o completo know-how de produção de insulina e outros biofarmacêuticos e os principais executivos do negócio.
Com a criação da Biomm, toda a estratégica de mercado da empresa foi voltada para o desenvolvimento tecnológico, reestruturação para a volta ao mercado, bem como o licenciamento de sua tecnologia.
Já em 2012, a empresa passou a fazer parte do segmento Bovespa+, nível de maior governança corporativa da Bolsa de Valores. Em 2013, o processo de capitalização para a construção da fábrica em Nova Lima, Minas Gerais, foi concluído.