AUVP
HYPE3

HYPE3- R$ 28,03

HYPERA S.A.

Cotação

R$ 28,03

P/L

10.05

Dividend Yield (DY)

4.42%

P/VP

1.41

Indicadores

Desbloqueie as melhores funcionalidades para analisar ações por R$19,90 ao mês no plano anual.

Dados Balanço Patrimonial

Histórico

Ativo

R$ 25.370.541.000,00

patrimônio líquido

R$ 11.504.124.000,00

dívida líquida

R$ 6.160.654.000,00

dívida bruta

R$ 10.177.653.000,00

Dados Demonstrativos de Resultados

Último exercício

Receita líquida

R$ 7.914.658.000,00

Lucro bruto

R$ 4.995.544.000,00

Ebitda

R$ 2.756.123.000,00

Ebit

R$ 2.517.811.000,00

Lucro Líquido

R$ 1.650.550.000,00

Últimos trimestre

Receita líquida

R$ 2.188.909.000,00

Lucro bruto

R$ 1.333.532.000,00

Ebitda

--

Ebit

R$ 687.182.000,00

Lucro Líquido

R$ 492.480.000,00

Viabilidade

APENAS ASSINANTES

Classificação de Viabilidade

A classificação de viabilidade é um recurso exclusivo para assinantes premium.

Preço Justo  | Fórmula de Graham

Preço Justo

mrct62

Preço Atual

fpgw6e

Preço Topo | Método Bazin

Preço Justo

d5j2mj

Preço Atual

6ubrvi

Histórico de dividendos

Carregando dados

Histórico de Lucro e Receita

Carregando dados

Comunicados e Informes

Ano
P/L
P/VP
VPA
Dívida líquida
Margem líquida
EBITDA
EBIT
P/EBITDA
Valor de mercado
202410.051.4118.97R$ 6,2 bi21.11%2780803000.002514459000.006.56R$ 17 bi
202313.721.9718.16R$ 7,4 bi20.85%2756123000.002517811000.008.22R$ 23 bi
202216.862.6916.81R$ 6,7 bi22.51%2651852000.002482751000.0010.80R$ 29 bi
202113.461.8215.51R$ 5,1 bi22.41%2101687000.001968001000.008.52R$ 18 bi
202016.752.3514.59R$ 770 mi31.67%1440366000.001318884000.0015.06R$ 22 bi
201919.422.6013.78-R$ 844 mi35.33%1206047000.001085674000.0018.74R$ 23 bi
201816.932.3113.08-R$ 1,1 bi30.33%1318705000.001229774000.0014.51R$ 19 bi
201723.632.9512.24-R$ 866 mi26.52%1236908000.001159996000.0018.44R$ 23 bi
201614.091.8813.94-R$ 488 mi35.71%1141145000.001068981000.0014.50R$ 17 bi
201524.561.7112.70R$ 2,2 bi18.94%990838000.00883861000.0013.88R$ 14 bi

Tudo sobre HYPE3

  • Setor

    Saúde
  • Sub-setor

    --
  • Segmento

    --
  • CNPJ

    02.932.074/0001-91

QUANTIDADE DE AÇÕES

633 mi

Principais produtos e serviços

Fabricacão de Medicamentos Alopáticos Para Uso Humano

Sobre a empresa

A Hypera Pharma é uma empresa que atua com a fabricação de produtos farmacêuticos. No Brasil a Hypera é dona de marcas extremamente reconhecidas, incluindo diferentes categorias do varejo de farmacêutico. A empresa é considerada a maior farmacêutica do Brasil, em termos de receita líquida, além de oferecer produtos de alta qualidade.

A Hypera Pharma possui vantagens competitivas importantes para o seu modelo de negócio:

  • Produção em larga escala e de baixo custo: centralizada no maior complexo operacional farmacêutico da América Latina
  • Pesquisa e Desenvolvimento: atua com profissionais altamente qualificados num moderno centro de pesquisa farmacêutica
  • Logística sólida:  ampla estrutura de vendas e distribuição com abrangência nacional para variados clientes
  • Marketing intenso: publicidade elevada que aumenta a visibilidade e reconhecimento dos produtos vendidos
  • Portfólio completo: atuação em diferentes categorias que abrangem as principais classes de itens farmacêuticos

Hypera Pharma - HYPE3

Linhas de Negócios

Basicamente, a Hypera organiza seu modelo de negócios em três categorias de produtos farmacêuticos:

  • Produtos de prescrição
  • Consumer Health (OTC over-the-counter)
  • Similares e genéricos

Produtos de prescrição

Nesse ramo de atuação estão medicamentos utilizados por diversas especialidades médicas do segmento de cuidados básicos. Um ponto interessante é que estes itens aumentam a demanda de acordo com a recomendação médica, além de serem essenciais quando requisitados no cotidiano de todos.

Hypera Pharma - HYPE3

Simplificadamente, podemos subdividir essa categoria em Medicamentos de prescrição médica (RX), os quais exigem receita para serem comercializados e os Dermocosméticos, que são basicamente cosméticos com princípios farmacológicos ativos e que são majoritariamente prescritos e indicados por dermatologistas.

No nicho dos Medicamento de prescrição médica (RX), sua principal marca é a Mantecorp Farmasa que atua com vários medicamentos importantes, dos quais podemos citar alguns como:

  • Predsim: anti-inflamatório que atua no combate à dor e inflamação
  • Celestamine: combina o efeito anti-inflamatório e antialérgico da betametasona e a ação anti-histamínica da dexclorfeniramina
  • Maxsulid: nova formulação da nimesulida, indicado como anti-inflamatório
  • Diprospan: indicado para doenças que respondem ao uso de corticóides
  • Mioflex-A: indicado para alívio da dor e inflamação, com uma fórmula que combina cafeína, relaxante muscular, anti-inflamatório e analgésico

Hypera Pharma - HYPE3

Juntamente à Mantecorp Farmasa, a reconhecida farmacêutica Neo Química também atua no segmento de produtos de prescrição médica, ajudando a compor o extenso portfólio de medicamentos dessa categoria. Para ver todos os remédios de prescrição, acesse a lista completa disponível no site da Hypera Pharma.

Quando se trata do ramo de Dermocosméticos, a Hypera atua com a principal marca Mantecorp Skincare. Nesse cenário, ela fabrica toda linha de produtos da:

  • Episol: protetores solares de diversos fatores, colorações e modelos, desde gel e creme até sob a forma de pó compacto
  • Epidrat: hidratantes corporais, faciais e calmantes de pele
  • Hydraporin: loção de hidratante corporal
  • Urby: sérum rejuvenescedor, anti-idade e para a área dos olhos

Sempre buscando inovar, essa grande marca apresentou ao mercado o clareador Blancy TX (ácido tranexâmico + alpha arbutin + retinol), que tem patente reconhecida pela aplicação de nanotecnologia em sua formulação e o hidratante e fortalecedor de unhas Unedrat.

Hypera Pharma - HYPE3

Consumer Health (OTC)

Essa importante categoria da Companhia inclui os Medicamentos OTC (over-the-counter), ou seja, aqueles que não necessitam de receituário médico para serem comercializados. Essa subdivisão inclui centenas de medicamentos, e, portanto, podemos dividi-los em 4 categorias:

  • Antigripais: Apracur, Benegrip, Coristina D, Fluviral, entre outros
  • Gastrointestinal: Engov, Epocler, Estomazil, Lacto-purga, Tamarine, entre outros
  • Vitaminas, nutracêuticos e suplementos: Adoçantes Finn, Zero-cal e Adocyl, Biotônico Fontoura e Vitasay
  • Dor, tópicos e outros: Alivium, Atroveran, Doril, Gelol, Lombalgina, Melhoral, Merthiolate, Miorrelax, Torsilax, entre outros

Hypera Pharma - HYPE3

De forma impressionante, além de possuir todas essas grandes marcas de confiança pelo brasileiro, a Hypera ainda é detentora da linha Buscopan, após adquirir os ativos da Buscopan por $ 1,3 bilhão em 2020 da empresa alemã Boehringer Ingelheim. Essa categoria inclui uma variedade de medicamentos que a tornam líder no segmento de anti-espasmódicos, ou seja, remédios utilizados para cólicas intestinais, menstruais, entre outras dores abdominais.

Hypera Pharma - HYPE3

Ainda em 2020, a Companhia ampliou mais sua base de produtos após comprar o portfólio de medicamentos da Takeda, por cerca de R$ 4 bilhões. Esta coleção inclui produtos em áreas terapêuticas como cardiologia, diabetes, endocrinologia, gastroenterologia, sistema respiratório e clínica geral. Dentre os principais itens que foram incorporados à Hypera, podemos citar aqueles mais consagrados nas farmácias brasileiras como:

  • Dramin
  • Eparema
  • Nebacetin
  • Neosaldina

Hypera Pharma - HYPE3

Similares e genéricos

Os similares e genéricos da Hypera são de grande importância não só para agregar o portfólio de produtos da empresa, como também para aumentar sua receita, uma vez que são utilizados amplamente no cotidiano de diversos brasileiros. Nesse sentido a Hypera conta com a marca Neo Química para representá-la num mercado de bioequivalentes, que movimenta mais de R$10 bilhões por ano no Brasil.

Hypera Pharma - HYPE3

Desse modo, sua força baseia-se na acessibilidade, no alcance e na distribuição crescente por uma rede que já conta com mais de 140 parceiros, permitindo-a estar presente em 100% dos pontos de venda do país. Incrivelmente, de acordo com o IMS Health cerca de 80% da população já fez uso de algum dos medicamentos da empresa.

Para ficar fácil de entender, medicamentos similares e genéricos são idênticos aos medicamentos de referência, com a diferença simples de que os similares são comercializados sob marcas comerciais, enquanto os genéricos são vendidos apenas pelos nomes dos princípios ativos de cada produto. A Hypera possui cerca de 120 moléculas e 190 apresentações em genéricos além de 140 marcas e 190 apresentações em similares.

Produção e distribuição

A produção em larga escala do imenso portfólio de produtos desta grande indústria acontece no município de Anápolis em Goiás. A empresa possui uma capacidade produtiva por ano de mais de 17 bilhões de unidades de sólidos, mais de 40 milhões de unidades de injetáveis e mais de 330 milhões de unidades de líquidos, cremes, óleos, loções e géis.

Pesquisa, desenvolvimento e inovação são características cruciais no ramo farmacêutico para a expansão dos negócios e para aumento da credibilidade dos produtos perante os médicos, redes de vendas e clientes finais.

Hypera Pharma - HYPE3

Para fornecer todos os itens em escala nacional, num país de dimensões continentais, a Hypera possui uma estrutura ampla e fortalecida com mais de 230 distribuidores. Dessa forma a empresa alcança 100% dos pontos de vendas (PDVs) tanto por meio do canal direto (os varejistas farmacêuticos) e do canal indireto (os distribuidores), quanto pela modelo de Transfer Order, no qual ela recebe o pedido e algum distribuidor fatura e entrega a mercadoria ao cliente final.

Hypera Pharma - HYPE3

Posicionamento de mercado

Para ilustrar o posicionamento forte de mercado da Hypera Pharma em comparação com as principais concorrentes mundiais em cada segmento, podemos analisar que ela se mantém em altos patamares em todas as categorias no ranking.

Hypera Pharma - HYPE3

Para exercer um papel importante não só no Brasil, mas também mundialmente, ela conta com parcerias globais. Em outras palavras, essa estratégia de desenvolvimento e de colaboração permite que suas operações sejam iniciadas em outros países e que seus produtos alcancem novos clientes ampliando a capilaridade de seus produtos, bem como o aumento na escala.

Hypera Pharma - HYPE3

História da empresa

Toda história da Companhia começa em dezembro de 2001. Naquela época, a empresa era denominada Hypermarcas e produzia os principais itens de higiene pessoal, limpeza e alimentos no Brasil. Esse foco foi predominante até 2006, quando ela começa a dar seus primeiros passos no ramo farmacêutico.

Hypera Pharma - HYPE3

Logo em 2007, ela adquiri a DM Indústria Farmacêutica, na época a vice-líder em medicamentos isentos de prescrição médica. Apenas um ano depois, ela realiza a aquisição do Farmasa, um importante grupo dessa indústria fundado nos anos 1950. Com isso, ela conquista a liderança em medicamentos OTC no Brasil. Tal operação também marcou o ingresso da Companhia em medicamentos de prescrição (RX).

É ainda no ano de 2008 que ela realiza a abertura de seu capital no segmento Novo Mercado da Bovespa, captando cerca de R$700 milhões no processo de abertura. Com o capital adquirido em seu IPO, seguindo seu plano de expansão, a empresa realiza uma série de aquisições entre o período de 2009 e 2011, as quais dariam um maior direcionamento para o futuro foco de atuação da empresa.

Em outras palavras, ela realiza a compra do laboratório Neo Química em 2009 marcando sua entrada no nicho de medicamentos similares e genéricos. Em 2010, ela adquiri a Luper Indústria Farmacêutica, fundada nos anos 1940, para complementar seu portfólio de similares e produtos OTC. E por fim, em 2011, ela torna-se detentora da Mantecorp, que consolidou sua posição entre as líderes no mercado farmacêutico brasileiro.

Hypera Pharma - HYPE3

Ainda em 2011, a Hypermarcas vende sua participação dos negócios de alimentos e limpeza, algo que traria maior foco para se especializar nos produtos farmacêuticos.

Em 2012, a Companhia fundou em conjunto com a Aché Laboratórios Farmacêuticos, a EMS Participações e a União Química Farmacêutica Nacional. Além disto, funda a joint venture Bionovis – Companhia Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica, com a estratégia de pesquisa e desenvolvimento com foco no segmento de produtos biotecnológicos.

Já em 2015, a empresa inicia um plano de desinvestimento no setor de higiene pessoal, o que a deixaria atuando exclusivamente no mercado farmacêutico brasileiro. Assim sendo, ela vende sua operação de cosméticos para a Coty, e depois sua operação de preservativos para a Reckitt Benckiser em 2016. Além disso, inicia a venda de seus negócios de descartáveis para Ontex, cuja transação foi finalizada apenas em 2017.

Em 2016, ocorre a divisão e consolidação do seu modelo de negócios em três categorias: Consumer Health, Produtos de prescrição e Similares e genéricos. Nesse mesmo ano, ela dá início à construção de um moderno Centro de inovação para acelerar o ritmo de lançamento de novos produtos, com foco prioritário em inovação incremental.

Hypera Pharma - HYPE3

Após tantas transformações, a empresa decide reconfigurar totalmente sua marca para agora decretar de vez seu mercado de atuação. Sob esse ponto de vista, ela troca sua denominação social de Hypermarcas S.A. para Hypera S.A., assumindo a marca corporativa Hypera Pharma.

Recentemente, em 2020, a Companhia realiza duas aquisições consideradas transformacionais no seu negócio. A primeira delas foi a compra do portfólio de produtos da japonesa Takeda, e a segunda inclui a linha de produtos Buscopan da alemã Boehringer Ingelheim, o que corrobora com a estratégia de inovação do portfólio e liderança do mercado farmacêutico no Brasil.

Hypera Pharma - HYPE3

Comentários

Você precisar ser um assinante para comentar