O Banco do Brasil é uma instituição financeira que atua na oferta de produtos e serviços bancários como, por exemplo, conta corrente, transferências, seguros, depósitos e empréstimos. É uma instituição formada como sociedade econômica mista, negociada na B3 com o código BBAS3.

De forma geral, a instituição é considerada uma das maiores do segmento no país, além de estar entre os cinco principais bancos de varejo do Brasil. Com isso, a empresa é formada por mais de 15 mil postos de atendimento em diversas regiões do Brasil, além de 40 mil terminais bancários que funcionam 24 horas por dias.
Dentro os principais produtos oferecidos pelo banco estão:
A história do Banco do Brasil teve início em 1808, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. A fundação da instituição foi feita por meio de um alvará do príncipe regente D. João.
No início, o banco abriu capital de mil e duzentas ações, ou seja, na época possuía valor de um conto de réis, cada ação. As ações bancárias eram destinadas aos proprietários de terra que possuíam grande parte dos lucros da colônia.

Após a fundação do banco, a primeira agência destinada ao atendimento ao público foi aberta, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1809. A princípio, a ideia do banco era fornecer ações aos acionistas para que a instituição tivesse o retorno financeiro esperado.
Entretanto, a ideia não saiu como o esperado, já que, em 1812, apenas 126 ações haviam sido vendidas. Logo, em 1817, a oferta pública foi encerrada pelo Banco do Brasil.
